Folha de Londrina

Assegurar posicionam­ento e fatia de mercado são pontos vitais para empresas

- ABRAHAM SHAPIRO

O ambiente dos negócios mudou drasticame­nte nos últimos vinte anos - tanto para as empresas quanto para os clientes. Conceitos como e-commerce, velocidade de comunicaçã­o, tipo de concorrênc­ia e pressão de preços perturbam companhias de todo tamanho.

Porém, há quem ainda resista a admitir o óbvio e prossiga em busca de resultados diferentes atuando do mesmo modo como sempre atuou há duas ou três décadas. Isto chama-se teimosia. Ou loucura!

Se a empresa não voltar a face completame­nte para o cliente, será difícil entender o que se passa a dois ou três metros além de seu endereço próprio. É questão de vida ou morte. E depois que souber “o que” e “como” seu cliente ou público-alvo pensa, terá de descobrir como incorporar estes pensamento­s, interesses e opiniões a seus processos - desde a produção até o ponto de venda.

As empresas mais sintonizad­as estão adotando exatamente estas medidas. E mais: estão aumentando a produtivid­ade e reduzindo custos, acelerando as inovações, aperfeiçoa­ndo sistemas de gestão, acentuando a presença em regiões de cresciment­o de demanda só para conseguir maior competitiv­idade. Mas dentre tudo isso, o principal é a transforma­ção da cultura empresaria­l.

Todos sabem e dizem que o cliente está mais exigente. No entanto, assegurar posicionam­ento e fatia de mercado são pontos muito mais vitais, e dependem diretament­e da gestão de Recursos Humanos e de processos internos. Por isso, não se iluda com tecnologia ou ferramenta­s que servirão só para mostrar uma cara mais moderna da empresa quando as pessoas mal sabem por que fazem o que fazem ou a razão de estarem onde estão.

Se a empresa não voltar a face completame­nte para o cliente, será difícil entender o que se passa a dois ou três metros além de seu endereço

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil