Folha de Londrina

MATEMÁTICA

Nos principais sites que calculam probabilid­ade de chegar à Série A, perspectiv­a do LEC subir não chega a 20%

- Lucio Flávio Cruz

Tubarão segue fora dos favoritos de chegar à Série A. Em sites que calculam probabilid­ade de acesso, chances do LEC não chegam a 20%

Areta final da Série B promete ser uma das mais emocionant­es dos últimos anos. Faltando seis rodadas para o fim da competição, dez equipes ainda têm chances matemática­s de acesso para a Série A. Em sétimo lugar na classifica­ção e invicto há sete jogos, o Londrina viu aumentar as suas probabilid­ades de conquistar uma vaga no G4.

A FOLHA consultou os sites Infobola, Chance de Gol e do Departamen­to de Estatístic­a da UFMG (Universida­de Federal de Minas Gerais), que trabalham com dados sobre as chances das equipes que jogam a Série B, e levou em conta o LEC e os seis clubes que estão à sua frente.

Com 47 pontos, o Londrina tem 18,3% de possibilid­ade de subir para a UFMG. Este número cai para 15% segundo o Infobola e para 12,1% de acordo com o Chance de Gol. Cada site específico tem a sua própria metodologi­a de cálculo. Mas, de uma forma geral, as ferramenta­s utilizam dados como a pontuação média de cada equipe nos jogos em casa e como visitante.

Com a melhor campanha do returno, ao lado do Goiás, com 26 pontos conquistad­os, o Alvicelest­e terá que seguir com ótimo aproveitam­ento nos seis jogos finais para terminar no G4. Para os três sites, a equipe que somar 62 pontos tem 99% de chance de subir. Para chegar lá, o LEC precisa somar 15 pontos dos 18 em disputa.

Líder desde o início da competição, o Fortaleza está virtualmen­te na Série A, já que chegou aos 60 pontos e tem 99% de chances de subir. Com 53 pontos, o segundo colocado Goiás tem entre 83 e 87% de probabilid­ade de terminar no G4.

O Avaí tem entre 65 e 67% de chance, e o Vila Nova, apesar de ser o quinto colocado, aparece com mais possibilid­ades que o quarto colocado, o CSA. As chances do time goiano chegam a 55%, enquanto as dos alagoanos não passam de 51%. Em sexto lugar, as chances do Atlético Goianiense variam entre 15,8 e 19%. Os três sites ainda consideram com possibilid­ades matemática­s de acesso a Ponte Preta, o Guarani e o Coritiba.

Para o técnico Roberto Fonseca, o Londrina cresceu no momento certo da competição e tem ingredient­es que permitem ao time sonhar com o acesso. “Temos crescido no campeonato com vitórias importante­s, em clássicos regionais, ganhando partidas de virada, com uma sequência boa dentro de casa. Acredito que o Londrina vive uma experiênci­a única na competição e tem condições de dar sequência para entrar forte na briga pela classifica­ção”, apontou.

COMPLETO

O Londrina terá força máxima para o confronto decisivo diante do Vila Nova, sexta-feira (26), às 19h15, no estádio do Café. A pedido da TV, a CBF antecipou o horário da partida, que inicialmen­te começaria às 21h30. O time terá os retornos do zagueiro Dirceu e do artilheiro Dagoberto, que cumpriram suspensão automática contra o Sampaio Corrêa. Sem nenhum desfalque por ordem médica e com apenas o atacante reserva Jô suspenso, o técnico Roberto Fonseca poderá escalar o que tem de melhor para o próximo jogo. Com isso, as voltas de Dirceu e Dagol serão as únicas novidades na equipe.

 ?? Marcos Zanutto ?? Dirceu volta de suspensão e será uma das novidades diante do Vila Nova
Marcos Zanutto Dirceu volta de suspensão e será uma das novidades diante do Vila Nova
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil