Folha de Londrina

Governador­a e Ratinho Jr. marcam presença no adeus a Silvestri

- Guilherme Marconi Reportagem Local

O corpo do ex-deputado e ex-secretário estadual Cézar Silvestri, 64 anos, foi sepultado nesta segunda-feira (22) no Cemitério Municipal em Guarapuava (Região Central). Ele morreu na madrugada de domingo (21) em Curitiba. De acordo com o IML (Instituto Médico Legal), a morte foi causada por queda do prédio e a suspeita é de suicídio.

Silvestri é pai de César Silvestri Filho (PPS), atual prefeito de Guarapuava. Ele também deixa a esposa, a deputada estadual eleita Cristina Silvestri (PPS) e a filha, Thereza Cristina. Essa é a segunda tragédia no ano envolvendo clãs políticos de Guarapuava. Em julho, o então deputado estadual Bernardo Ribas Carli (PSDB) filho do ex-prefeito Fernando Ribas Carli - morreu numa queda de avião na região de União da Vitória (Sul).

A governador­a do Paraná, Cida Borguetti (PP), esteve ao lado da família Silvestri no velório e nas primeiras horas após a notícia no domingo. “É um homem que dedicou sua vida a cuidar das pessoas, foi meu colega deputado federal e foi chefe da Casa Civil. Sempre lutou pela qualidade de vida das cidades, como engenheiro que era. O Estado presta homenagem a este homem que deixa saudades” disse. O Governo do Paraná decretou luto oficial de três dias. A AL (Assembleia Legislativ­a) também prestou homenagens ao político.

O governador eleito, Ratinho Junior (PSD), também compareceu à despedida. “Um grande homem público. É uma referencia na política, tive convivênci­a grande com ele quando fomos deputados juntos em Brasília. Nós tínhamos uma amizade grande. Quem estava na vida pública sempre conviveu muito bem com ele. Ele era um político conciliado­r.” Silvestri Filho foi um dos coordenado­res da campanha de Ratinho Junior pelo PPS.

Já o município de Guarapuava decretou luto oficial de três dias e suspendeu o expediente nesta segunda-feira (22).

TRAJETÓRIA

Formado em engenharia pela UFPR (Universida­de Federal do Paraná), Cézar Silvestri entrou na vida pública em 1988 como vice-prefeito de Guarapuava. Em 1990, foi eleito deputado estadual e reeleito por mais dois mandatos na AL. Já em 2002 foi eleito deputado federal. Em 2011, Silvestri assumiu a a Secretaria de Estado do Desenvolvi­mento Urbano na gestão de Beto Richa. Em 2013, passou a ser secretário de Governo e, em seguida, secretário-chefe da Casa Civil e ocupou a também presidênci­a da Agepar (Agência Reguladora do Paraná).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil