Folha de Londrina

Marina Silva declara 'voto crítico' em Haddad

- (Folhapress)

Brasília -

A candidata derrotada à Presidênci­a Marina Silva (Rede) declarou, em comunicado divulgado nesta segundafei­ra (22), “voto crítico” no presidenci­ável Fernando Haddad (PT ). Uma pesquisa Datafolha divulgada no dia 10 de outubro mostrou que os eleitores de Marina eram mais favoráveis a um apoio dela a Haddad - 37% escolheram o petista e 18%, o capitão reformado.

Outros 33% votariam branco ou nulo e 11% não souberam dizer.

No primeiro turno, Marina teve cerca de 1% dos votos válidos (1.069.577). “Sei que, com apenas 1% de votação no primeiro turno, a importânci­a de minha manifestaç­ão, numa lógica eleitoral restrita, é puramente simbólica. Mas é meu dever ético e político fazê-la”, disse. Marina Silva ficou em oitavo lugar na corrida presidenci­al. Foi a pior derrota nos três pleitos que disputou.

No comunicado de apoio ao petista, ela afirmou que a campanha do candidato Jair

Bolsonaro (PSL) é um perigo à democracia, ao meio ambiente, ao respeito à diversidad­e e aos direitos civis.

Minutos após a divulgação do apoio de Marina Silva, Haddad publicou em suas redes sociais que ficou honrado “por tudo que ela representa e pelas causas que defende”. “Nossa convivênci­a como ministros foi extremamen­te produtiva e até hoje compartilh­amos amizades de brasileiro­s devotados à causa pública. Esse reencontro democrátic­o me enche de orgulho”, escreveu o petista.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil