Folha de Londrina

Caravana de imigrantes avança no México

- Folhapress

São Paulo - O presidente Donald Trump afirmou nesta segunda-feira (22) ter alertado o Exército e a Patrulha da Fronteira que uma caravana de imigrantes que está no México, indo em direção aos Estados Unidos, é uma “emergência nacional”. Segundo o porta-voz adjunto da ONU (Organizaçã­o das Nações Unidas), Farhan Aziz Haq, citando estimativa­s da Organizaçã­o Internacio­nal para as Migrações, grupo já soma mais de 7.000 pessoas. A estimativa anterior era de até 4.000 participan­tes.

“A caravana inclui 7.233 pessoas, a maioria das quais tem a intenção de continuar sua marcha até o norte”, afirmou Haq, assinaland­o a necessidad­e de que sejam “tratados com respeito e dignidade”. Trump anunciou ainda que vai “cortar, ou reduzir substancia­lmente” a ajuda a Honduras, Guatemala e El Salvador, países de origem da maioria dos membros da caravana. Os três países receberam, em conjunto, mais de US$ 500 milhões (R$ 1,8 bilhão) em financiame­nto dos EUA no ano fiscal de 2017. Não ficou claro quanto disso Trump cortaria.

Sob pressão dos EUA para que impeça a caravana de avançar, o governo do México pediu que os imigrantes se submetam ao processame­nto pelas autoridade­s de imigração na fronteira legal entre México e Guatemala, mas milhares decidiram seguir adiante. O grupo está caminhando há vários dias, a maioria vinda de Honduras.

O grupo precisa percorrer cerca de 1.400 km até chegar à fronteira entre o México e os EUA .“Queremos chegar aos EUA ”, disse ao “The New York Times” Maria Irias Rodriguez, 17, de Tegucigalp­a, Honduras, que viajava com um bebê de oito meses, o filho de 2 anos e o marido. “Se eles nos pararem agora, vamos voltar uma segunda vez.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil