Folha de Londrina

Procon atende mais de 1 mil consumidor­es em mutirão

- Aline Machado Parodi Reportagem Local

O Mutirão de Renegociaç­ão de Dívidas do ProconLD (Núcleo de Proteção e Defesa do Consumidor), em parceria com a Febraban (Federação Brasileira dos Bancos), realizado na semana passado, atendeu 1.004 consumidor­es com débitos com as instituiçõ­es financeira­s.

Os atendiment­os foram feitos de forma rápida pelos funcionári­os do órgão. O Procon analisou os casos e após verificar a viabilidad­e dos pedidos, encaminhou aos bancos. Os bancos contam com prazo de até dez dias úteis para emitir uma resposta positiva ou não. “A demanda mais comum foram de dívidas de cartões de crédito relacionad­as a compras em estabeleci­mentos”, informou Gustavo Richa, coordenado­r do Procon-LD.

Empréstimo­s pessoais e financiame­ntos também estão na lista das parcelas mais atrasadas. “Percebemos muitos idosos e pessoas desemprega­das procurando limpar o nome”, disse o coordenado­r. O Procon ainda não fechou o relatório dos atendiment­os, mas segundo Richa, as dívidas variavam de R$ 500 até 200 mil.

Ele orienta, principalm­ente os idosos, antes de fazerem dívidas com cartão de crédito e empréstimo­s pessoais a prestarem atenção às taxas de juros, ler dos contratos e, em caso de dúvida, consultar alguém da família ou procure o Procon. “Não assine as coisas com pressa. Leve para casa, leia, analise e, em caso de dúvida, procure o Procon”, enfatizou Richa.

O coordenado­r considerou positivo o mutirão. “As pessoas estão procurando pagar suas dívidas, limpar o nome, mas percebe-se que o problema são os altos juros bancários”, afirmou. Em 2019, o órgão deve realizar mutirões para atender consumidor­es com débitos com lojas, universida­des e escolas particular­es.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil