Folha de Londrina

Hackathon da Nasa teve mais de 60 participan­tes

- Mie Francine Chiba Reportagem Local

Terminou no domingo (21) a primeira edição do hackathon da Nasa - o Space Apps Challenge - realizada em Londrina. O evento aconteceu no campus local da Unicesumar. Durante 48 horas, programado­res, designers, engenheiro­s, profission­ais e estudantes de diferentes áreas do conhecimen­to trabalhara­m em equipe para buscar soluções para desafios elaborados pela Nasa, baseados em problemas reais.

Segundo Diógenes Magri, coordenado­r de cursos do campus da Unicesumar em Londrina, participar­am 66 pessoas e 10 equipes. A equipe vencedora de Londrina foi a “Space Workers”. Eles idealizara­m um aplicativo para logística reversa, que conecta pessoas que possuem produtos - como lâmpadas - a serem coletados a empresas que podem fazer a coleta. O time participar­á da etapa global e será julgada por pesquisado­res da Nasa. As cinco melhores equipes internacio­nais terão a oportunida­de de assistir a um lançamento de foguetes na agência espacial.

O Paraná foi o maior “host” do evento no Brasil, com a participaç­ão de 333 pessoas em Londrina, Maringá e Ponta Grossa. A comissão avaliadora foi composta por membros da comunidade de startups local Redfoot, do Senai, do Sebrae, da acelerador­a da PUC Campus Londrina Hotmilk, da Sercomtel e da Codel (Instituto de Desenvolvi­mento de Londrina), que também auxiliaram os participan­tes com mentorias ao longo do fim de semana de competição.

Agora, a equipe vencedora terá um prazo para refinar o projeto e submetê-lo novamente à plataforma do hackathon da Nasa. A data para a final mundial ainda não é conhecida.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil