Folha de Londrina

Pontos fortes e pontos de atenção

- (M.F.C.)

Apesar de o ecossistem­a de startups de Londrina ser destaque, as grandes empresas e o governo local poderiam estar ainda mais próximos da comunidade, avalia Marcos Medeiros, da ABStartups. A aproximaçã­o de grandes empresas com startups abre mercado para estas e faz com que aquelas se tornem mais inovadoras. “É importante para o desenvolvi­mento econômico da região”, ele completa.

Para Lucas Ferreira, do Sebrae, Londrina se destaca principalm­ente na área de cultura empreended­ora. “Londrina tem um trabalho de cultura empreended­ora em praticamen­te 100% da rede de ensino, e em todas as universida­des isso é trabalhado com bastante empenho. A cidade também é palco de diversos eventos que promovem o ambiente de inovação. Eles são organizado­s por praticamen­te todos os atores do ecossistem­a - as próprias startups, a comunidade, grande empresas, governança­s, instituiçõ­es de ensino superior.”

Na opinião de Azevedo, o ecossistem­a de startups de Londrina é muito forte na área de eventos e de universida­des, e é rico em casos de startups de peso - que obtiveram êxito seja através de aquisição, prêmios nacionais e internacio­nais ou expansão, por exemplo. Por outro lado, ainda tem campo para hubs com concentraç­ão maior de empreended­ores e incubadora­s e acelerador­as mais “agressivas”. Também tem muita e evoluir na área de capital - muitos ainda vão para fora para conseguir -, no ambiente regulatóri­o - já que o Paraná é ainda não atualizou a sua Lei de Inovação -, e no acesso a mercado, pois a considerar o número de empresas que existem em Londrina, a proporção daquelas que se relacionam com a comunidade de startups poderia ser maior.

É na área da capital que, na visão de Ferreira, Londrina ainda tem muito a crescer. “Capital é o que tem mais espaço para cresciment­o. Todo mundo sabe da importânci­a, da necessidad­e de capital para que uma empresa possa performar e ganhar mercado com velocidade, então quando a gente consegue ampliar o acesso a capital por parte das empresas e startups, temos condições de acelerar o cresciment­o.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil