Folha de Londrina

Obra em Guairacá deve começar em novembro

Empresa de Londrina venceu licitação para pavimentaç­ão de trecho de 6,8 quilômetro­s da estrada do patrimônio

- Micaela Orikasa Reportagem Local

Apavimenta­ção poliédrica na estrada de acesso ao distrito do Guairacá (zona sul de Londrina) pode finalmente sair do papel. A construtor­a J. Gabriel Ltda, de Londrina, foi a vencedora da licitação realizada pela prefeitura municipal e deverá assinar o contrato nesta semana. O resultado do processo licitatóri­o foi publicado no Diário Oficial municipal do dia 18 de outubro. A empresa será responsáve­l por pavimentar o trecho de 6,88 quilômetro­s, a partir da ponte do ribeirão Taquara na rodovia Gustavo Avelino Correia, no distrito de Paiquerê, terminando na entrada de Guairacá. O valor inicial estimado no edital era de R$ 3.302.936,94 e a construtor­a vencedora apresentou a proposta de R$ 2.671.201,29.

O secretário municipal de Gestão Pública, Fábio Cavazotti, disse que a expectativ­a é assinar a ordem de serviço ainda nesta semana. “O processo foi homologado e o contrato já está disponível para a assinatura da empresa. Tivemos muitos contratemp­os no edital e o pessoal de Guairacá espera por isso há anos. Esperamos começar essa obra logo”, afirmou.

Após a assinatura da ordem de serviço, as obras devem ser iniciadas em até dez dias e o prazo de execução é de dez meses. A FOLHA vem acompanhad­o todo o processo, desde que o primeiro edital foi aberto em 14 de maio e cancelado dez dias depois. O certame foi suspenso liminarmen­te pelo TCE-PR (Tribunal de Contas do Estado do Paraná), após o questionam­ento de uma empresa e o edital só foi republicad­o em agosto. Todo esse tempo mexeu com as expectativ­as da população do Guairacá.

“A gente vai tentando acreditar que uma hora vai dar certo. Não vejo movimentaç­ão nenhuma no local, nem sequer uma equipe fazendo medições, tirando fotos, nada. Mas a esperança é a última que morre. Já estamos esperando por alguma medida há sete anos”, comenta a moradora Juliane Domingues.

Ela lembrou que recentemen­te, a prefeitura de Londrina colocou moledo no trajeto, o que ajudou no deslocamen­to em dias de chuva. “Aí fica mais difícil de atolar. Mas o que a gente espera mesmo é a pavimentaç­ão poliédrica”, ressaltou.

O pastor Cláudio Alexandre Lima, que faz parte da associação de moradores do Guairacá, disse que a notícia sobre a conclusão do processo licitatóri­o “foi como uma vitória. Temos corrido atrás disso há muito tempo, mas ficávamos só na conversa. A gente já tem um pé atrás com política, mas estamos acreditand­o que vai sair”, desabafou.

PEQUENOS PRODUTORES

As obras contemplam um trecho de 6,88 quilômetro­s da estrada (que tem um total de 16 km de extensão), a partir da ponte do Ribeirão Taquara, na rodovia Gustavo Avelino Correia, distrito de Paiquerê, em direção a Guairacá, terminando nas proximidad­es do patrimônio. A pavimentaç­ão poliédrica vai ajudar a melhorar o escoamento da safra agrícola, o acesso dos moradores locais aos centros de comércio, o trabalho dos profission­ais do Programa Saúde da Família e otimização do transporte de estudantes às escolas de Paiquerê e de Londrina. Guairacá tem aproximada­mente 2,9 mil habitantes e é composta basicament­e por pequenos produtores.

 ??  ??
 ?? Marcos Zanutto/04-01-2018 ?? Prazo de execução da pavimentaç­ão é de de dez meses
Marcos Zanutto/04-01-2018 Prazo de execução da pavimentaç­ão é de de dez meses

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil