Folha de Londrina

Alunos de Cascavel doam cabelo para hospital

Material é usado na confecção de perucas para pessoas em tratamento de câncer

- Reportagem Local

Cascavel

- Estudantes do 8° ano do ensino fundamenta­l do Colégio Estadual Wilson Joffre, em Cascavel (Oeste), entregaram nesta segunda-feira (22) doações de cabelos ao Uopeccan (Hospital do Câncer de Cascavel). Serão destinados à confecção de perucas para pessoas que estão em tratamento de câncer. A doação foi feita por estudantes e comunidade escolar. Foi a terceira arrecadaçã­o realizada pelos alunos ao hospital - em 2016 houve a doação de 18 voluntário­s e em 2017 22 pessoas colaborara­m.

O projeto “Doar não dói” é realizado por seis alunos com coordenaçã­o dos professore­s, equipe pedagógica e direção do colégio. A equipe passa de sala de em sala um mês antes da coleta incentivan­do os colegas a doarem e a convidarem outros voluntário­s. O colégio possui parceria com cabeleirei­ros que fazem a coleta e finalizam os cortes de acordo com a vontade do doador. O processo é gratuito.

Os cabelos arrecadado­s são doados para voluntário­s que confeccion­am as perucas. “O mais importante é saber que esse pequeno gesto pode fazer a diferença para a pessoa que está passando por esse momento delicado”, disse a estudante Maria Anthonia Castro Rodrigues, 13, em entrevista à Agência Estadual de Notícias. Ela teve a iniciativa de criar o grupo para arrecadar as doações.

Segundo a garota, que passou por um tratamento de câncer em 2012, a ação contribui para aumentar a autoestima de quem está passando pelo tratamento. “Quando fiz o tratamento, eu perdi o cabelo. Por isso eu tive a ideia de fazer algo para ajudar e motivar as pessoas que estão passando pelo mesmo que eu passei”, contou.

De acordo com a professora Ana Maria Agnoletto Coutinho, mãe da aluna Ana Gabriella, 13, que também ajudou a elaborar o projeto, a iniciativa dos estudantes contribui ainda com a formação cidadã dos alunos. “Além de despertar nos alunos o sentimento de empatia pelo próximo, estamos fomentando o altruísmo e o protagonis­mo desses estudantes que terão um olhar diferente sobre a sociedade”, acrescento­u a professora de Ciências, Luiza Elena Slongo, que coordena o projeto.

“Estamos fomentando o altruísmo e o protagonis­mo desses estudantes”

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil