Folha de Londrina

Ludibriand­o o diabo

- Marcos Losnak Especial para Folha 2

A arte de ludibriar o diabo aparece em dezenas de contos populares nas mais variadas culturas. O grande desafio está em enganar aquele que, representa­ndo o mal, nunca pode ser enganado.

Muitos pesquisado­res se empenharam em recolher esses contos folclórico­s da tradição popular oral. Entre eles, os irmãos Jacob Grimm (1785 1863) e Wilhelm Grimm (1786 - 1859).

“Ai!!” é um conto pouco conhecido dentro daquilo que ficou conhecido como “Contos dos Irmãos Grimm”. A história aparece recontada pela escritora norte-americana Natalie Babbitt (1932 - 1916) no livro “Aii!!”, publicado pela editora Companhias das Letrinhas com ilustraçõe­s de Fred Marcellino.

Traz a história de Marco, um menino plebeu que, ao nascer, foi agraciado com uma profecia: um dia ele se casaria com uma nobre princesa. Quem não gostou da profecia foi o rei, que simplesmen­te não desejava que um qualquer se casasse com sua filha que também acabava de nascer.

Para resolver o problema, o rei convence que os pais do menino entregue o bebê para crescer no palácio. Mas, na verdade, o nobre joga a criança no rio. Resgatado por um casal de moleiros, o pequeno Marco é criado como um filho. Mas, ao completar 18 anos, um curioso acontecime­nto o coloca frente a frente com a princesa, filha do rei.

Mas, para viver ao lado da princesa, Marco precisa realizar uma simbólica jornada de herói. Seu desafio é praticamen­te impossível: ir até o inferno e conseguir três fios de cabelos do próprio diabo. Para consegui concluir o desafio, Marco recebe a ajuda da avó do capeta. Uma boa velhinha de conduta muito diferente de seu neto diabólico.

Vale lembrar que o “Aii!!” do título representa o berro do capeta ao ter os três fios de cabelos arrancados.

 ?? Fotos: Reprodução ??
Fotos: Reprodução
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil