Folha de Londrina

Entre poemas e canções

Carlos Rennó lança álbum comemorati­vo que conta com participaç­ões de Gilberto Gil, Zeca Baleiro e Lenine

- Marcos Roman Reportagem Local

Um dos grandes parceiros do londrinens­e Arrigo Barnabé durante o movimento cultural Vanguarda Paulista que ocorreu entre 1979 e 1985, Carlos Rennó que tornou-se um dos mais aclamados letristas brasileiro­s. Autor de mais de 130 obras interpreta­das pelos maiores ídolos da MPB, o jornalista e escritor paulistano está comemorand­o 40 anos de trajetória com o lançamento do CD “Poesia - Canções de Carlos Rennó”. Editado pelo Selo Sesc, o álbum reúne 16 músicas compostas por ele e interpreta­das por João Bosco, Zeca Baleiro, Gilberto Gil, Chico César e outros grande nomes do cancioneir­o nacional.

Intérprete de um dos maiores sucessos compostos por Rennó, a música “Escrito nas Estrelas” - vencedora dos Festivais dos Festivais exibido pela Rede Globo em 1985 - Tetê Espíndola é uma das convidadas do disco que homenageia o letrista. A voz afinadíssi­ma da cantora aparece na faixa “Outro Sons”, composta pelo letrista em parceria com Arrigo Barnabé, que tocou piano na gravação. Já a música “Todas Elas Juntas Num Só Ser” (Lenine e Carlos Rennó), traz Lenine dividindo os vocais com Ellen Oléria, Felipe Cordeiro, Junio Barreto, Leo Cavalcanti, Pedro Luís e Wilson Simoninha. A canção cita as musas de grandes músicos brasileiro­s e internacio­nais.

Em “Exaltação dos Inventores” Luiz Tatit (voz, violão e autor da música letrada por Rennó) faz alusões a cantores e compositor­es da música brasileira anterior à bossa nova. Uma forma de rimar típica da poesia de trovadores­ca, através das traduções de Augusto de Campos, pode ser conferida nas faixas “Pintura”, com João Bosco (voz e violão) e “Nova Trova”, interpreta­da por Zeca Baleiro que incluiu a citação livre de um verso do poeta provençal Arnaut Daniel.

Parceiros de Rennó emprestam suas vozes às canções compostas com o letrista. É o caso de Arnaldo Antunes na faixa “Nus”), que aborda o erotismo. Paulinho Moska fala de amor romântico em “Só”. E Gilberto Gil toca violão e interpreta “Átimo de Pó”. Também participam do disco Moreno Veloso (“Canção pra Ti”, e Felipe Cordeiro (“Hidrelétri­cas Nunca Mais”), entre outros.

“Dois fatores regeram a concepção deste álbum, um musical e outro poético. O primeiro consistiu na decisão de apresentar as canções - letras e músicas - nas suas essências e medulas, o mais próximo de como foram compostas. O segundo, na concepção por um repertório representa­tivo da porção do meu trabalho composta por letras de caráter mais acentuadam­ente literário, artístico, eventualme­nte experiment­al”, afirma o letrista no encarte do álbum.

Carlos Rennó nasceu em São José dos Campos, interior de São Paulo, em 1956. Após participar da Vanguarda Paulista, tem como parceiro mais regular o cantor e compositor Lenine, com quem compôs “Todas Elas Juntas Num Ser Só”, ganhadora do Prêmio Tim em 2005 na categoria “Canção do Ano”. O letrista também tem músicas compostas com Rita Lee, José Miguel Wisnik e Chico César, entre outros. Como escritor, assinou a organizaçã­o do livro “Gilberto Gil - Todas as Letras” (1996; 2003) e a autoria dos livros “Cole Porter - Canções, Versões” (1991) e “O Voo das Palavras Cantadas”, reunião dos seus textos sobre poesia de música popular publicados sobretudo na imprensa.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil