Folha de Londrina

Projeto ‘Lavando a Alma’ beneficia crianças

-

Um sorriso espontâneo e sincero. Afinal de contas, ver o reflexo no espelho de cara limpa, roupas novas e cabelo penteado é sinônimo de alegria para as crianças que vivem no assentamen­to São Jorge, na zona norte de Londrina. “Eu gosto. É bom tomar banho aqui porque eu também ganho roupas e tênis”, diz o garoto Pedro Augusto Martins, 10, uma das crianças beneficiad­as pelo o projeto “Lavando a Alma”, do Centro Espírita Auta de Souza. A cada fim de semana, cerca de 20 crianças tomam banho, vestem roupas novas e recebem um creme à base de arruda nos cabelos para eliminar piolhos.

Mas a fila é grande. Pelo menos 53 crianças estão cadastrada­s no projeto, com autorizaçã­o dos responsáve­is, para tomar banho. “Contamos somente com um local de banho e um chuveiro. O ideal seria atender todos a cada sábado, pois muitos aqui só tomam banho nessa ocasião”, conta a bancária Patrícia Diniz, uma das voluntária­s.

Em julho de 2018, a FOLHA contou a história de famílias que vivem nas cerca de 60 ocupações irregulare­s em Londrina sem saneamento básico. O assentamen­to São Jorge é um deles. São aproximada­mente duas mil famílias instaladas em barracos improvisad­os, muitos sem privadas e nem chuveiros. A maioria conta com a água de uma torneira coletiva e cava buracos na terra para despejar os dejetos do banheiro.

Para Diniz, a iniciativa não é só de ordem de saúde, mas de resgate da identidade. “A gente está dando a oportunida­de delas se olharem no espelho, de banho tomado e cabelo penteado. Elas passam a entender que são merecedora­s desses cuidados básicos. Muitas delas vivem em locais onde não há sequer banheiro e, por isso, acabam tomar banho em chuveiro somente aqui”, revela.

 ?? Ricardo Chicarelli ??
Ricardo Chicarelli

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil