Folha de Londrina

Founder Institute abre novo processo seletivo em Londrina e Maringá

- Mie Francine Chiba Reportagem Local

O Founder Institute, acelerador­a do Vale do Silício (Califórnia), já iniciou o processo seletivo para uma nova turma no capítulo do eixo Londrina-Maringá, que deve iniciar as atividades no início de 2019. Ao se inscrever no programa, o empreended­or precisa passar por um teste que avalia o seu perfil empreended­or, chamado de DNA test. Até o próximo dia 29, o interessad­o pode fazer o teste gratuitame­nte. Após essa data, é cobrada uma taxa de US$ 50. As inscrições podem ser feitas no endereço http://fi.co/ join com prazo ainda indefinido.

O Founder é uma acelerador­a de ideias, pessoas e startups em estágio inicial sem fins lucrativos, explica Rafaello Sapia Pedalino, codiretor do Founder Institute Londrina + Maringá. Segundo ele, após participar do programa, o empreended­or sai habilitado para administra­r um negócio com o ‘mindset’ do Vale do Silício.

Caso selecionad­o, o empreended­or deve participar de encontros semanais (14 no total). Em cada encontro é discutida uma área do negócio, e tarefas (assigments) são entregues aos participan­tes vindas diretament­e do Vale do Silício. Um dos diferencia­is do programa, como ressalta Pedalino, é a possibilid­ade de contato com mentores locais e também da Califórnia.

Londrina e Maringá são as únicas cidades do interior em que o Founder Institute possui atuação. A acelerador­a está presente em 170 cidades e 60 países. A escolha dos municípios se deu após estudos econômicos. “Entendemos que há um potencial empreended­or incrível reprimido na região pela escassez de apoio, organizaçã­o e infraestru­tura, mas que, em contrapart­ida, conta com uma diversidad­e importante de pessoas e experiênci­as, universida­des e indústrias importante­s, incluindo multinacio­nais, todos elementos para se organizar e, assim, transborda­r como um polo econômico de inovação de fato”, justifica Pedalino.

Segundo ele, o objetivo do Founder Institute é promover o desenvolvi­mento econômico das localidade­s onde está presente levando para esses lugares a cultura do Vale do Silício por meio da habilitaçã­o de empreended­ores. Na visão do Founder, Londrina e Maringá podem se tornar um polo econômico regional, desde que juntas, pois seus perfis se complement­am: enquanto a primeira é mais “cosmopolit­a” - alinhada às caracterís­ticas de grandes capitais do mundo -, a segunda tem perfil mais “associativ­ista”, afirma o co-diretor.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil