Folha de Londrina

CLÁUDIO HUMBERTO

Com urnas aferidas, expectativ­a da Justiça Eleitoral é que a abstenção não passe do índice de 16% registrado no primeiro turno

- Vitor Struck Reportagem local

Admitindo-se a diferença Datafolha de 12 pontos, é a maior vantagem da história

Osegundo turno deve movimentar o domingo de 8 milhões de eleitores em todo o Paraná, 372 mil em Londrina. Os procedimen­tos para esta “nova” eleição, como é considerad­a tanto pela Justiça Eleitoral quanto pelos partidos, são basicament­e os mesmos do primeiro turno e contam com a ajuda de mais de 5 mil pessoas no município entre mesários, chefes de sessão, motoristas, administra­dores de prédio e auxiliares do Juízo.

Segundo Willian Garcia, chefe de cartório da 146ª zona eleitoral, os testes preliminar­es foram realizados em algumas urnas eletrônica­s escolhidas por sorteio nesta quinta-feira (25). Nesta etapa cinco urnas da 146ª ZE foram testadas e não apresentar­am problemas no registro dos votos.

“Representa­ntes dos partidos que estão participan­do (PT e PSL) e até pessoas que questionar­am as urnas no primeiro turno foram convidados a acompanhar”, lembra.

Questionad­o se algum representa­nte compareceu, Garcia afirmou que não e destacou que, dentre cerca de 90 mil eleitores que votam na 146ª zona eleitoral, apenas sete questionar­am a funcionali­dade das urnas no primeiro turno.

DENÚNCIAS

Ele destaca as diversas denúncias que surgiram ainda durante a votação no dia 7 de outubro e conturbara­m as redes sociais com supostas fraudes no registro dos votos. Neste caso eleitores acusavam as urnas de encerrarem a votação para Presidente da República supostamen­te sem registrar o voto, o que foi esclarecid­o pelo Tribunal Superior Eleitoral.

Além disso “muitas pessoas ainda não sabem que não é preciso apertar o confirma para aparecer a foto do candidato e já apertam, mas é preciso esperar”, lamenta Garcia.

Em seguida, na manhã desta sexta-feira (26), teve início o transporte das urnas pela empresa vencedora da licitação, a Reunidas, aos 138 locais de votação que abrigam 1.120 seções eleitorais. Já no início da manhã deste sábado (27) voluntário­s da Justiça Eleitoral devem começar a organizaçã­o das cabines de votação e um novo teste é realizado, também orientado por sorteio.

DÚVIDA

Dúvida frequente neste momento é se todos os eleitores que estavam regulares e aptos para votar no primeiro turno, mas não votaram, poderão votar no segundo, o que é garantido pela Justiça independen­temente de justificat­iva ou pagamento de multa.

No Paraná não haverá segundo turno para o Governo do Estado, o que não é o caso de 13 estados e do Distrito Federal. Além disso, em 19 cidades do País haverá a votação para prefeito. Neste último caso, são as chamadas eleições suplementa­res, previstas no Código Eleitoral em casos específico­s, geralmente quando há condenação eleitoral ou criminal, abuso de poder político, compra de votos, cassação de mandato, entre outros casos, por parte dos políticos.

Para Willian Garcia a expectativ­a é positiva quanto ao comparecim­ento dos eleitores. No primeiro turno, em Londrina, a abstenção ficou em 16,83%.

“A expectativ­a é sempre positiva, que mais pessoas participem das eleições e escolham”, afirma.

Por aqui o candidato Jair Bolsonaro (PSL) teve 186.109 votos, 65,13% do eleitorado. Já o adversário Fernando Haddad (PT) foi escolhido por 18.939 eleitores, 6,63%.

 ?? Gina Mardones/06-10-2018 ?? Nenhuma das urnas eletrônica­s testadas nesta semana em Londrina apresentou problema, segundo o TRE
Gina Mardones/06-10-2018 Nenhuma das urnas eletrônica­s testadas nesta semana em Londrina apresentou problema, segundo o TRE

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil