Folha de Londrina

O homem por tras das passarelas

Consultor de moda internacio­nal fala em Londrina sobre sua experiênci­a e o futuro da indústria

- Érika Gonçalves Reportagem Local

“Veja agora, compre agora.” Na opinião de Reginaldo Fonseca, consultor de moda internacio­nal, diretor da Cia Paulista de Moda, escritor e empresário com mais de 30 anos de experiênci­a, esse é um conceito essencial para o futuro da moda, já que o consumidor não quer esperar mais para ter aquilo que acabou de ver. Ele esteve em Londrina neste mês a convite da Forum Model para o “Workshop Fashion Business - Como trabalhar com moda no mundo moderno”, quando falou sobre a importânci­a da moda atual e o caminho a ser seguido. “Se nós não entendermo­s o principal motivo de estarmos aqui e fazermos nosso trabalho, se nós não entendermo­s o mundo e o mercado, dificilmen­te sobreviver­emos”, atesta.

Com vasta experiênci­a no mercado nacional e internacio­nal de moda, Fonseca conta que sua carreira começou ao acaso. Estudante de psicologia, Fonseca tinha um amigo modelo que o convidou para assistir a uma palestra sobre o assunto, que até então não lhe despertava nenhum interesse.

“No final dos anos 1980 a moda praticamen­te não existia. Eu não pensava em ir, achava que não tinha nada a ver comigo, mas acabei indo, fiquei encantado e no final fui falar com o palestrant­e. Não imaginei que moda era isso, aí ele me disse que precisava de um assistente.”

Ele aceitou a proposta e tentou conciliar o trabalho com os estudos, porém, com a necessidad­e de viajar foi necessário fazer uma opção. “Percebi que já não era dono de mim e fui dizer para a minha mãe que não tinha mais como continuar com a faculdade. Eu ia ingressar em outro mercado e era bastante complicado, moda não tinha a mesma importânci­a quanto tem hoje. Eu não tinha pai, minha mãe queria muito que eu fosse para a faculdade e por causa das viagens era impossível eu fazer isso. Mas na nossa vida nada é por acaso, e eu fui trabalhar com moda, fui me envolvendo, vi que tinha tudo a ver comigo, com o mercado”, conta, acrescenta­ndo que depois ficou uma temporada morando em Paris.

Nós nos especializ­amos nisso, o que o consumidor quer, a necessidad­e dele, que quer para hoje e levar para casa

 ?? Gina MarDonEs ?? “Quando começamos a levar os desfiles para dentro dos ‘malls’, vimos que as pessoas olhavam e compravam rapidament­e”, diz Reginaldo Fonseca, diretor da Cia Paulista de Moda
Gina MarDonEs “Quando começamos a levar os desfiles para dentro dos ‘malls’, vimos que as pessoas olhavam e compravam rapidament­e”, diz Reginaldo Fonseca, diretor da Cia Paulista de Moda

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil