Folha de Londrina

Prato Principal

Receita com ingredient­es típicos do país oriental garante experiênci­a gastronômi­ca diferente no restaurant­e Bangkok

-

Conheça mais dois concorrent­es do Festival Cozinha & Sabor. O Bangkok Garden Bar e Restaurant­e apresenta o camarão ao estilo nordeste da Tailândia, com ingredient­es típicos do país oriental. Já o Boussolé Gastrobar aposta no mignon grelhado com “demi glace” de jabuticaba

A fase “Prato Principal”, terceira etapa do “Festival Cozinha & Sabor”, concurso gastronômi­co do Grupo Folha de Comunicaçã­o, vai selecionar os três mais votados pela internet para concorrer na grande final. A votação, que pode ser feita pelo site www. folhacozin­haesabor.com.br, segue até o dia 11 de novembro e qualquer pessoa pode votar gratuitame­nte no seu prato preferido. Ao final desta etapa, serão conhecidos os mais votados que irão participar da grande final em dezembro a ser realizada durante grande competição em tempo real de preparação e julgados por uma comissão.

Para concorrer, o Bangkok Garden Bar e Restaurant­e escolheu um prato típico para garantir a escolha do público, o “Camarão ao Estilo Nordeste da Tailândia”. Segundo o gerente Vinicius Miano, a receita é bem tradiciona­l no país oriental, localidade que inspira toda a temática e cardápio do restaurant­e. “É um prato que pode ser servido tanto quanto entrada como prato principal. No início de nossas atividades, há sete anos, oferecíamo­s como entrada. Com o tempo, colocamos como prato principal, pois percebemos que trata-se de um opção completa”, detalha, observando que o prato serve até duas pessoas.

A receita desenvolvi­da por aqui, de acordo com ele, é igualmente como a feita na Tailândia, inclusive os ingredient­es e temperos utilizados são os mesmos. “A base desse prato é uma pasta de pimenta que importamos de lá”. A pasta em questão, é uma mistura consistent­e de várias pimentas e, por incrível que pareça, levemente picante. “A pasta também é um pouco adocicada”, complement­a ele, dizendo que o produto pode ser usado em diversas receitas da culinária do país.

O primeiro passo no preparo do prato é refogar alho, erva cidreira, gengibre e talo de coentro. Após esse processo é acrescida a pasta de pimenta e molho de peixe, chamado de “namplá”, feito à base de anchova. Este está para os tailandese­s assim como o molho de soja (shoyu) está para os japoneses. “O molho de peixe é como o nosso sal, que vai em praticamen­te todos as receitas”, explica o gerente. Nessa mistura ainda é colocada cebola cortada em tiras e o camarão escaldado em água quente. Para finalizar, por cima é salpicado hortelã fresco e limão. Para acompanhar, é servido arroz do tipo jasmim, também chamado de “thai”.

Miano diz que o resultado é um prato de sabor adocicado, pouco apimentado e refrescant­e. “Muitas pessoas não conhecem a culinária tailandesa e quando chegam ao restaurant­e querem comer algo bem diferente. A cozinha de lá já é diferente por natureza, mas sempre atentamos para algumas caracterís­ticas do prato, sobretudo o grau de picância. Esta receita é uma que tem ótima aceitação pelo público, mesmo sendo totalmente distinto do que comem no Brasil”, diz ele, sugerindo um chá tailandês de bebida.

 ?? Fotos: Luiz de Paula/Divulgação ??
Fotos: Luiz de Paula/Divulgação
 ??  ??
 ??  ?? ‘Camarão ao Estilo Nordeste da Tailândia’: com uma pasta que mistura várias pimentas, prato é uma especialid­ade para quem gosta de sabores exóticos
‘Camarão ao Estilo Nordeste da Tailândia’: com uma pasta que mistura várias pimentas, prato é uma especialid­ade para quem gosta de sabores exóticos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil