Folha de Londrina

SOLIDARIED­ADE

Centros de educação de Londrina buscam padrinhos para presentear crianças com roupas e brinquedos

- Pedro Marconi Reportagem Local

A Associação “Faça uma Criança Feliz”, mantenedor­a de três creches em Londrina, está à procura de padrinhos para presentear crianças com roupas e brinquedos neste Natal. Para isso, confeccion­ou cartões com a foto dos alunos e informaçõe­s sobre idade, numeração de roupa e sapato e pedidos de brinquedo

Fotos com crianças sorrindo, o nome delas, idade, numeração da roupa e sapato, e pedidos de brinquedo. São com cartões contendo estas informaçõe­s que a Associação Faça uma Criança Feliz espera fazer o Natal de seus alunos, e das famílias, mais especial e completo. Mantenedor­a de três CEIs (Centros de Educação Infantil) na zona norte de Londrina, a instituiçã­o busca por meio da campanha lançada em outubro arrecadar presentes para os 333 meninos e meninas que frequentam as creches.

Dos centros Santa Terezinha do Menino Jesus (conjunto José Giordano); Paraíso (jardim Paraíso); e Criança Feliz (conjunto Farid Libos), apenas o primeiro já conseguiu padrinhos para doarem os presentes. Três empresas “adotaram” o centro infantil. Das 236 crianças estão matriculad­as nos outros dois CEIs, a grande parte ainda não foi “adotada”. Segundo Suellen de Mello, auxiliar administra­tivo no Criança Feliz, a ideia de confeccion­ar as fichas surgiu para dar credibilid­ade à iniciativa e ajudar na difusão.

“Antes as empresas ajudavam, porém depois deste período de crise várias pararam e tivemos que começar a buscar presentes com a comunidade em geral. No cartão tem tudo que a pessoa que quiser ajudar precisa saber e a foto da criança é para ela conhecer quem irá ajudar”, explica ela, que desde o início da campanha vem distribuin­do fichas para grupos de amigos. “Precisamos nos empenhar para conseguir arrecadar tudo que falta para as crianças. Tem funcionári­os que também vão adotar”, afirma.

O CEI Criança Feliz existe desde 2000 e recebe crianças de quatro meses a cinco anos. Já o Paraíso foi fundado em 2015 e é direcionad­o para meninos e meninas de um a quatro anos. O centro Santa Terezinha começou a funcionar em 2007 e também aceita pequenos entre um e quatro anos. Por todos estarem inseridos em bairros carentes da cidade, optou-se por englobar a doação de roupas e sapatos, além do brinquedo, que é uma marca desta época do ano.

Coordenado­ra pedagógica do Criança Feliz, Francieli Lopes Silva conta que as peças são tão esperadas pelas famílias quanto pelas crianças. “É uma forma de fazer com que eles passem o Natal com roupas novas. Nossos alunos precisam, pois muitos pais não têm condições de comprar um presente. Chega no final do ano e todos ficam esperando, inclusive nos questionam se vão ganhar algo. Muitos só contam com o presente que estamos arrecadand­o”, destaca.

EXPECTATIV­A

Quem está na espera por um brinquedo do personagem Homem-Aranha é Alan Patrick Ribeiro, 4. Comunicati­vo, ele diz que é fã do herói e que por isso sua cor de roupa favorita é vermelha. “Sempre assisto dois desenhos dele que meu pai me deu. Mas boneco só tenho um”, conta esperanços­o. No caso de Felipe Nascimento e Souza, o herói dos quadrinhos e cinema que mais gosta é outro. “Adoro o Homem Formiga e o Deadpool, então queria algum brinquedo deles”, espera.

A arrecadaçã­o das roupas, sapatos e brinquedos será feita até o dia 3 de dezembro, com a entrega para os alunos dos centros de educação acontecend­o na semana seguinte. “Temos este prazo entre recolher e entregar para conseguirm­os verificar se todas ganharam, pois ao contrário vamos continuar buscando para ninguém ficar sem. Para quem vai doar, pedimos que dê embalado, porque para as crianças é mágico poder abrir o presente. Quem quiser participar da festa de entrega e dar direto para o ‘afilhado’ também poderá”, explica

Para as funcionári­as, mais do que uma ideia, a campanha de Natal é uma missão que elas encaram como gratifican­te e sem preço. “Quando vemos a alegria delas tudo compensa, assim como a felicidade das famílias. Se pudéssemos ‘adotávamos’ todas, mas não conseguimo­s e por isso esperamos pela solidaried­ade da comunidade. O importante é ajudar”, resumem.

“Chega no fim do ano e todos ficam esperando, inclusive nos questionam se vão ganhar algo”

COLABORAÇíO

Por se tratarem de instituiçõ­es filantrópi­cas, as três unidades recebem verba da Prefeitura de Londrina, porém o valor só é suficiente para pagar funcionári­os e quitar contas de água, luz e telefone. Ao todo são 46 funcionári­os que atuam nos locais. Com a ampliação de algumas salas, em 2019 a capacidade de atendiment­o da Associação Faça uma Criança Feliz, que existe desde 1999, deve aumentar em aproximada­mente mais 15 crianças.

Entre os materiais de maior necessidad­e dos CEIs estão papel higiênico e produtos de higiene. “Sempre fazemos promoções para conseguirm­os fechar as contas. O CEI Paraíso, por exemplo, não tem muro, mas alambrado, então estamos arrecadand­o materiais de construção para podermos levantar as paredes em torno do prédio para dar mais segurança para todos”, detalha Suellen de Mello.

 ?? Gustavo Carneiro ??
Gustavo Carneiro
 ?? Fotos: Gustavo Carneiro ?? Dezenas de crianças de duas creches da zona norte estão à espera de padrinhos
Fotos: Gustavo Carneiro Dezenas de crianças de duas creches da zona norte estão à espera de padrinhos
 ??  ?? Felipe Nascimento e Souza: “Adoro o Homem Formiga e o Deadpool”
Felipe Nascimento e Souza: “Adoro o Homem Formiga e o Deadpool”
 ??  ?? Alan Patrick Ribeiro espera ganhar um brinquedo do Homem-Aranha
Alan Patrick Ribeiro espera ganhar um brinquedo do Homem-Aranha

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil