Folha de Londrina

Economia circular é uma das alternativ­as

- (A.M.P.)

Uma das cinco visões de futuro contempla o modelo de economia circular. Um novo conceito que desconstró­i a lógica da produção linear e trabalha na perspectiv­a sustentáve­l, em que o resíduo se transforma em um subproduto em cada etapa da produção.

A economia circular reduz o desperdíci­o de alimentos. De acordo com dados da FAO (Fundação das Nações Unidas para Agricultur­a e Alimentaçã­o), em todo o mundo o desperdíci­o de alimentos nas diversas etapas dos processos de produção, transporte, industrial­ização, distribuiç­ão e armazenage­m é de 1,3 bilhão de toneladas por ano, o que seria suficiente para alimentar 800 milhões de pessoas.

O estudo Rota Estratégic­a da Indústria Agroalimen­tar 2031 contextual­iza a necessidad­e de o setor investir em gestão, pesquisa, inovação, novas tecnologia­s e marketing para responder ao desafio de atender à crescente demanda por alimentos. “Até 2050 haverá um aumento de 35% na população mundial e a previsão é que a necessidad­e de nutrição para alimentar estas pessoas cresça 50%, já que a tendência é haver também uma melhoria do acesso da população aos alimentos”, disse Ariane Hinça Schneider, coordenado­ra técnica do Observatór­io Sistema Fiep. Segundo ela, ainda não existem políticas públicas incentivan­do a economia circular, mas em um futuro próximo a questão estará presente no setor agroalimen­tar.

A preocupaçã­o com a procedênci­a dos alimentos e com o sistema de criação que preserve o bem-estar animal é também cada vez mais presente no consumidor e será determinan­te na decisão de compra no futuro. Além disso, o estudo aponta também uma crescente demanda por alimentos funcionais, orgânicos e personaliz­ados. “São muitos desafios, mas também muitas oportunida­des que as indústrias do setor têm pela frente”, destacou. Ela afirmou ainda que para o desenvolvi­mento da indústria paranaense são necessária­s políticas de estado, e investimen­tos em pesquisa e inovação.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil