Folha de Londrina

Envolvimen­to com drogas gera extorsão e agressão

- (V.C.)

O abuso financeiro e econômico, que está entre as principais violações citadas nas denúncias registrada­s pelo Disque 100, é agravado pelo uso de drogas por parte de familiares das vítimas. De acordo com o promotor de Defesa dos Direitos do Idoso em Londrina, Miguel Sogaiar, a quantidade de casos em que há o envolvimen­to de entorpecen­tes tem aumentado nos últimos anos.

“Infelizmen­te, muitas vezes, nós nos vemos obrigados a ingressar com medidas de proteção para resguardar os direitos do idoso e para resguardar a integridad­e física da vítima. Geralmente são familiares que não trabalham e que exigem que os idosos forneçam dinheiro para a compra da droga. Quando esse pedido não é atendido, os familiares radicaliza­m partindo para furtos de objetos e algumas vezes até agressão física”, relata o promotor.

Conforme Sogaiar, os idosos recorrem ao Ministério Público em busca de internação compulsóri­a para o familiar. “Não é um processo fácil porque há muitos requisitos a serem cumpridos, mas é, em alguns casos, a solução que nós temos encontrado. Existem situações em que há uma melhora no comportame­nto já durante o tratamento”, afirma.

Para os idosos que temem procurar ajuda, o promotor alerta que “a omissão só agrava o problema”. “Isso não vai se resolver sozinho. Eles não vão conseguir solucionar essa situação. Sem procurar o tratamento adequado, o familiar também não vai conseguir deixar o vício. É preciso buscar ajuda”, reforça Sogaiar.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil