Folha de Londrina

ABRAHAM SHAPIRO

Possibilid­ades de mudança existem. O obstáculo para que aconteçam, contudo, está dentro de nós

- Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes em Londrina

Todos nós nascemos com um impulso enorme de aprender. Veja os bebês. Eles conquistam novas aptidões a cada hora. E aptidões nada simples. Andar e falar, por exemplo. Mas eles não pensam que este esforço não vale a pena. E também não têm vergonha de errar. Caminham, caem, levantam e seguem adiante.

À medida que nós crescemos, as experiênci­as formam um modelo mental. Muitos acreditam poder se tornar mais inteligent­es. Muitos outros crerão que a inteligênc­ia é um dom imutável e fixo em cada indivíduo.

Foi feita uma experiênci­a com crianças de quatro a seis anos. Elas podiam montar novamente um quebra-cabeça fácil ou tentar outro mais difícil. Algumas quiseram montar o que elas já sabiam por ser a opção mais segura, e diziam: “Crianças inteligent­es não erram, então eu quero o quebra-cabeça que já sei como montar”.

Assim agem as pessoas que acreditam na inteligênc­ia fixa: têm medo de errar e não se arriscam, então perdem oportunida­des na vida porque pensam que não podem falhar. Elas não agem sem que tenham certeza do sucesso.

As outras crianças daquela experiênci­a escolheram o quebra-cabeça mais difícil e que ainda não tinham tentado montar. Uma delas disse: “Estou louca para descobrir a solução deste quebra-cabeça novo!”.

Elas pertencem ao grupo dos indivíduos que acreditam no sucesso como fruto de esforço e desenvolvi­mento. Não se importam com o que não sabem, mas sim com o que podem aprender através de novas descoberta­s. E quando não sabem, eles confessam. E pedem que expliquem.

Quer saber o que penso? As possibilid­ades de mudança existem sempre. O obstáculo para que elas aconteçam, contudo, nunca é externo, mas está dentro de nós.

Assim agem as pessoas que acreditam na inteligênc­ia fixa: têm medo de errar e não se arriscam

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil