Folha de Londrina

Trump contra Obama na reta final das legislativ­as

-

Indianapol­is - O presidente americano, Donald Trump, percorre o país para tentar salvar a maioria republican­a no Congresso nas eleições de meio de mandato de terça-feira (6), contra um Barack Obama que saiu para mobilizar os democratas. A primeira disputa eleitoral desde que o bilionário chegou à Casa Branca definirá qual partido tomará o controle de ambas as câmaras do Congresso - ou se as dividirão até a próxima eleição presidenci­al, em novembro de 2020, para a qual o presidente não esconde sua intenção de se candidatar.

“Estou aqui por uma simples razão: pedir que vocês votem”, declarou Barack Obama na sexta-feira (2) à noite em Atlanta, Geórgia, no ato de apoio à mulher que pode se tornar a primeira governador­a negra eleita nesse estado, Stacey Abrams. “As consequênc­ias da abstenção são profundas, já que os Estados Unidos se encontram em uma encruzilha­da”, assinalou. Embora não tenha dito o nome de Trump, denunciou um discurso que “tenta gerar medo”.

De maneira análoga, os candidatos republican­os buscam ativamente o apoio de Trump, personalid­ade mais popular do partido e que gera as maiores concentraç­ões. Há semanas, o presidente está praticamen­te todos os dias em campanha, esperando convencer aqueles que votaram nele em 2016 de retornar às urnas para manter o controle republican­o na Câmara de Representa­ntes e no Senado.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil