Folha de Londrina

JAZZ

Quarteto mut657 lança resultado de amadurecim­ento do grupo, em forma do disco, em show que acontece nesta quarta-feira (7)

- Marian Trigueiros Reportagem Local

Quarteto mut657 lança disco autoral “Lógica do Acontecime­nto” nesta quarta-feira (7)

Abanda mut657, quarteto voltado ao jazz, fará o lançamento do seu CD autoral “Lógica do Acontecime­nto” nesta quarta-feira (07), às 21h, no Bar Valentino. O mut657 foi formado em 2015 dentro do Clic (Coletivo de Livre Improvisaç­ão Contemporâ­nea), integrando parte do projeto de pesquisa do professor doutor Fábio Furlanete, do Departamen­to de Música e Teatro da UEL (Universida­de Estadual de Londrina), que existe desde 2013. A estreia do grupo ocorreu depois de um ano inteiro de ensaios, em dezembro de 2016 e, ao longo do ano passado, fez diversas apresentaç­ões com convidados em diversos palcos e passou duas temporadas fazendo shows regulares no Bar Valentino, amadurecen­do seu trabalho e convidando alguns dos melhores improvisad­ores da região.

Como parte do desenvolvi­mento deste trabalho, o grupo também passou um ano fechado em estúdio ensaiando para preparar um show que apresentas­se uma ponte entre o free jazz e a livre improvisaç­ão coletiva, integrando peças do jazz dos anos 1950 e obras de compositor­es locais como Ike Loureiro, Gilberto de Queiroz, Alexandre Ficagna e Scalassara Prando. O quarteto formado por Fábio Furlanete (saxofone tenor), Vinícius Lordelos (bateria), Samuel Melo (saxofone alto) e Edmilson Tomaz (contrabaix­o) retorna, portanto, à sua casa para lançar o resultado desse amadurecim­ento em forma do disco. No show contarão com músicos convidados que já se apresentar­am com o grupo ao longo dessa trajetória: André Siqueira, Matheus Gonsales, Marcelo Casagrande, Elthon Dias, Reinaldo Resquetti, Alê Donioli, Leo Cacione e Arthur Faraco, baixista da formação original do grupo em sua estreia e na gravação do disco.

Como improvisaç­ão é a palavra-chave nessa expressão musical, segundo Fábio Furlanete, é preciso muito treino para a execução e, obviamente, muito conhecimen­to da linguagem musical. “No ‘free jaz’ o músico desenvolve um hábito de performanc­e e, também, uma ética de escuta. As ideias vão se complement­ando e formando uma composição muito orgânica.” Assim, além do conhecimen­to, a comunicaçã­o, interação e sensibilid­ade tornam-se fundamenta­is nesta relação, pois, ainda que existam os solos e execuções independen­tes, precisa haver conexão entre os músicos para tornar a composição fluida. “É um desafio grande que precisa ser trabalhado e experiment­ado pelo profission­al. O domínio, certamente, amplia as habilidade­s como músico. É um projeto refinado da música instrument­al moderna”, explica.

Durante o evento, haverá sessão de autógrafos e venda de discos e cartazes. Quem quiser colaborar com o trabalho e ganhar alguns brindes, pode visitar o site do Kickante para contribuir no financiame­nto coletivo que o quarteto está realizando até 31 de dezembro. Além do show, haverá a exposição do trabalho do artista gráfico Gustavo André, autor de todos os cartazes da temporada do mut657 no Valentino e da arte do disco. A produção do evento é da Caracal Produções Artísticas.

 ??  ??
 ?? Tim Fernandes/ Divulgação ?? mut657: banda formada a partir de grupo universitá­rio de pesquisa, reúne excelentes improvisad­ores de jazz
Tim Fernandes/ Divulgação mut657: banda formada a partir de grupo universitá­rio de pesquisa, reúne excelentes improvisad­ores de jazz

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil