Folha de Londrina

Participaç­ão popular contra a corrupção

-

Aparticipa­ção popular é fundamenta­l no combate à corrupção e na gestão pública. O cidadão que sabe o que acontece na cidade onde mora, no seu estado e país pode ter uma participaç­ão mais efetiva, ajudando a propor soluções e cobrar ações de seus governante­s. Mesmo agora em que o “calor” das eleições passou, é possível acompanhar as primeiras decisões do presidente eleito, Jair Bolsonaro, e a movimentaç­ão na Câmara, Senado e Assembleia Legislativ­a. O ano não terminou e temas importante­s, como a reforma da Previdênci­a, ainda estão na pauta.

Um evento em Londrina, esta semana, convida a população a debater política de uma forma ativa. Trata-se da 5ª Semana Municipal de Transparên­cia, Prevenção e Combate à Corrupção. A ideia é apresentar à comunidade as leis e mecanismos existentes para combate à corrupção ao mesmo tempo em que faz o lançamento da Rede Estadual de Controle da Gestão Pública. São ferramenta­s muito importante­s e que devem ser divulgadas para a comunidade.

O momento é oportuno, porque aproveita que a sociedade ainda está engajada nos temas que envolvem política. Em entrevista à FOLHA de Londrina, o procurador de Justiça, Bruno Galatti, lembrou que a administra­ção pública é como um condomínio. É preciso participar, discutir as pautas e saber onde o dinheiro público está sendo investido. Galatti é coordenado­r do Centro de Apoio Operaciona­l às Promotoria­s Criminais de Defesa do Patrimônio Público e integrante da Rede Estadual de Controle da Gestão Pública. Ele lembrou que a incompetên­cia é tão grave quanto a corrupção.

Com ferramenta­s como a Lei de Acesso à Informação, os municípios brasileiro­s vêm aprimorand­o os mecanismos de transparên­cia. Mas a população precisa fazer a parte dela. A luta contra a corrupção depende de mudanças cultural e de atitude do cidadão comum, principalm­ente no que diz respeito à fiscalizaç­ão.

É preciso participar, discutir as pautas e saber onde o dinheiro público está sendo investido”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil