Folha de Londrina

Com carta branca, Moro se diz motivado a combater corrupção

-

O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) disse em entrevista coletiva na última quinta-feira (1º) que o juiz federal Sérgio Moro terá carta branca para comandar o MJ que terá sob seu comando outros órgãos de controle, como “parte” do Conselho de Controle de Atividades Financeira­s (Coaf ). Moro, que aceitou o convite de Bolsonaro em encontro realizado pela manhã na casa do capitão reformado, no Rio de Janeiro, vai cuidar também da Segurança Pública.

O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) disse que o juiz federal Sérgio Moro terá carta branca para comandar o Ministério da Justiça. Moro, que aceitou o convite de Bolsonaro em encontro realizado na casa do capitão reformado, no Rio de Janeiro, vai cuidar também da Segurança Pública.

“Na prática, significa consolidar os avanços contra o crime e a corrupção dos últimos anos e afastar riscos de retrocesso­s por um bem maior”, disse o juiz federal ao aceitar o convite.

Em nota à imprensa, o juiz da Lava Jato disse ter sido motivado pela perspectiv­a de “implementa­r uma forte agenda anticorrup­ção e anticrime organizado”.

Bolsonaro também afirmou na coletiva que “se o PT está reclamando da nomeação, eu fiz a coisa certa”. Advogados do expresiden­te Luiz Inácio Lula da Silva devem entrar com um pedido de habeas corpus para soltá-lo, usando como argumento a nomeação de Moro. Segundo eles, isso caracteriz­aria parcialida­de do juiz. Lideranças do PT também se manifestar­am contrárias à nomeação, avaliando que a ida dele para a equipe de Bolsonaro comprova sua atuação política à frente da Lava Jato.

O presidente eleito disse que a Lava Jato continuará atuante mesmo sem Moro no comando da 13ª Vara de Curitiba. Bolsonaro também disse que o juiz segue cotado para uma vaga no

(STF) desde que ele tenha um

Supremo Tribunal Federal

substituto no MJ.

(Ministério da Justiça),

 ?? Mauro Pimentel/AFP ??
Mauro Pimentel/AFP

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil