Folha de Londrina

Ministro de Temer endossa fusão do MDIC com Trabalho

- Eduardo Laguna

Xangai - Numa tentativa de evitar que o ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) seja engolido pela criação do superminis­tério da Economia, o atual ministro, Marcos Jorge, vai endossar junto à equipe de transição do presidente eleito, Jair Bolsonaro, a ideia, colocada por entidades do setor produtivo, que propõe a fusão da pasta responsáve­l por políticas industriai­s com o ministério do Trabalho. Esse desenho, segundo o ministro, permitiria sinergia maior do que a reorganiza­ção prometida pelo governo que toma posse em janeiro.

O desconfort­o dos empresário­s com a incorporaç­ão do MDIC numa pasta de Economia foi adiantado na segundafei­ra (5), em reportagem do jornal Valor Econômico. Segundo a matéria, dez entidades representa­ntes do setor industrial levaram ao deputado Onyx Lorenzoni, futuro ministro da Casa Civil de Bolsonaro, uma proposta para a criação do ministério da Produção, Trabalho e Comércio, resultado da fusão do MDIC com o Trabalho.

Ao falar sobre o assunto, Marcos Jorge disse que, embora concorde com a ideia de redução do número de ministério­s, a pasta da Indústria teria convergênc­ia maior com a do Trabalho. Nesse desenho, defendeu o ministro, os ministério­s da Indústria e do Trabalho teriam melhores condições de trabalhar, juntos, em torno de uma “agenda de futuro”, o que inclui a qualificaç­ão tanto de mão de obra quanto do setor produtivo para as tecnologia­s da nova revolução industrial.

Marcos Jorge acrescento­u que, unidos num “Ministério da Produção, Trabalho e Comércio”, as duas pastas poderiam reunir num único local todo o Sistema S, cujas competênci­as são atualmente divididas entre o ministério da Indústria e o ministério do Trabalho.

Temos que verificar a disposição da equipe de governo”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil