Folha de Londrina

Saúde oferta terceira dose de vacina contra dengue

- Reportagem Local

Curitiba

- A Secretaria de Saúde do Paraná oferecerá de 7 de novembro a 7 de dezembro a terceira dose da vacina contra a dengue. Somente as pessoas que já tomaram as duas primeiras doses da vacina poderão ser imunizadas. Nesta etapa, somente nove municípios dos 30 selecionad­os para a campanha vão oferecer a vacina. São cidades que ainda precisam ampliar a cobertura vacinal para garantir imunidade da população-alvo e também são os municípios que fazem parte da pesquisa de efetividad­e da vacina, promovida em parceria com o Instituto Sabin, dos Estados Unidos, Organizaçã­o Pan-Americana de Saúde e Ministério da Saúde.

“A introdução da vacina da dengue no Paraná foi uma estratégia a mais de combate à doença no Esta- do. Com esta etapa, encerramos o ciclo de oferta das três doses necessária­s para garantir a imunidade dos vacinados e ressaltamo­s que a população precisa manter os cuidados para evitar a proliferaç­ão do mosquito transmisso­r”, diz o secretário estadual da Saúde, Antônio Carlos Nardi. Os municípios selecionad­os são Paranaguá, Foz do Iguaçu, Mandaguari, Maringá, Munhoz de Mello, Sarandi, Cambé, Londrina e São Sebastião da Amoreira. Cada cidade deve definir a estratégia para vacinar sua população alvo com a terceira dose.

O Paraná iniciou a oferta da vacina em agosto de 2016. A cada seis meses, a secretaria deu a oportunida­de de que jovens entre 15 e 27 anos de 28 cidades recebessem uma das três doses necessária­s para garantir a imunidade. Em Assai e Paranaguá, o público-alvo era de 9 a 44 anos. A estratégia atingiu mais de 300 mil pessoas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil