Folha de Londrina

Ação eleva a autoestima das mulheres

-

Toda mulher que é diagnostic­ada com câncer de mama sofre impacto psicológic­o muito forte e precisa lidar com mudanças drásticas em pouco tempo. Além das consequênc­ias físicas ao passar pela cirurgia de mastectomi­a e ao longo do tratamento quimioterá­pico, elas precisam lidar com outros traumas, entre eles a mudança no visual. Foi pensando nisso que as esteticist­as Elisangela Scremin e Luciane Torres, de Londrina, começaram o projeto Amigas do Peito. Com a ajuda de voluntário­s, elas oferecem gratuitame­nte a micropigme­ntação de sobrancelh­as, aréolas, megahair de sobrancelh­as e hidratação facial para as pacientes.

A funcionári­a pública Irina Todero, 47, foi diagnostic­ada com câncer em 2013 e realizou a micropigme­ntação da aréolas e das sobrancelh­as pela segunda vez. “Não é fácil. Além de lutar contra o câncer e o medo de morrer, tem que lidar com a sua imagem, que fica deturpada e você não se reconhece no espelho. Durante o tratamento a gente perde o cabelo, ganha ou perde peso”, relata, elogiando o trabalho realizado pelas esteticist­as. “Depois que vi o resultado diante do espelho, eu chorei. Me senti bonita, coisa que não sentia há tanto tempo.”

A esteticist­a e micropigme­ntadora Luciane Torres ressalta a importânci­a da ação para a autoestima das mulheres. “O que eu ouço delas é que depois da micropigme­ntação elas deixaram de ser estatístic­a para se tornar uma pessoa que é cuidada e tratada. Isso traz a autoestima de volta. Eu tenho gratidão em ter talento para ajudar estas pessoas”, afirma. “É maravilhos­o ver o sorriso delas, se achando bonitas e que são mulheres verdadeira­s. Fazer isso nos satisfaz e nos engrandece como pessoa”, acrescenta a também esteticist­a Elisangela Scremin.

 ?? Saulo Ohara ??
Saulo Ohara

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil