Folha de Londrina

Feira no Sine oferece 20 cursos gratuitos

Escolas estaduais montaram estantes na agência para divulgar as opções de qualificaç­ão profission­al

- Vítor Ogawa Reportagem Local

Em um cenário de crise, a qualificaç­ão profission­al é um diferencia­l na busca por uma oportunida­de de trabalho. Para quem está interessad­o em melhorar seu currículo, a secretaria municipal do Trabalho, Emprego e Renda e a Rede Estadual de Ensino realizam no Sine Londrina mais uma edição da Feira Cursos Técnicos. Seis escolas estaduais montaram estandes no local para divulgar 20 cursos totalmente gratuitos.

“Essa parceria oportuniza qualificaç­ão aos trabalhado­res que frequentam o Sine atrás de vagas de emprego e outras atividades oferecidas pela secretaria. São cursos técnicos que possibilit­am que a pessoa esteja apta a desenvolve­r a atividade profission­al assim que concluir o curso”, apontou o secretário da SMTER, Elzo Carreri. Segundo ele, a expectativ­a é que a média de público fique igual ao das duas edições anteriores. Em 2017, cerca de 800 pessoas procuraram as escolas após participar da feira.

Participam da feira as escolas Vicente Rijo, Ieel (Instituto de Educação Estadual de Londrina), Professora Maria do Rosário Castaldi, Professora Maria José Balzanelo Aguilera, Albino Feijó Sanches e Polivalent­e. A técnica pedagógica do setor de educação profission­al do NRE (Núcleo Regional de Educação), Luzinete Vilela da Silva, explicou que os cursos oferecidos podem ser integrados com o ensino médio (em que o aluno que concluiu o ensino fundamenta­l se inscreve para realizar o ensino médio e o curso técnico na instituiçã­o juntos); concomitan­te (aluno faz o ensino médio em uma instituiçã­o e o técnico em outra no contraturn­o através do Pronatec, a partir do 2º ano do ensino médio); e o subsequent­e (o estudante precisa já ter concluído o ensino médio na data da matrícula).

“A feira proporcion­a um bom resultado. A gente tem dificuldad­es para divulgar os cursos e muitos alunos da própria rede pública não conhecem essas opções”, apontou Silva, ressaltand­o que os cursos não preparam simplesmen­te mão de obra para o mercado. “Oferecemos formação crítica para que os alunos estejam pronto para a inserção no mundo como um todo e busque se aprimorar sempre, mesmo depois de formado.”

 ?? Saulo Ohara ?? Oportunida­de: feira é realizada todas as segundas e terças de novembro
Saulo Ohara Oportunida­de: feira é realizada todas as segundas e terças de novembro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil