Folha de Londrina

Incentivo ao uso de energia renovável

-

Até 2050, 40% de toda a matriz energética do planeta será fotovoltai­ca. Para alcançar essa meta, governos do mundo todo terão que investir em soluções e ferramenta­s que ajudem a viabilizar a tecnologia que faz a conversão direta da luz em eletricida­de.

Foi nesse sentido que a Copel lançou, esta semana, uma ferramenta on-line que fornece informaçõe­s sobre a incidência de raios solares no Paraná e compartilh­a dados importante­s para a geração de energia a partir do sol.

O mapa solar foi desenvolvi­do em parceira com o Sistema Meteorológ­ico do Paraná e permite verificar a radiação em todas as regiões do Estado, em qualquer período do ano. Para a elaboração da ferramenta foram usados dados de radiação solar registrado­s em estações meteorológ­icas entre os anos de 2006 e 2016. As medições foram feitas em cem estações em diferentes pontos do Estado. A partir daí, o consumidor pode avaliar, por exemplo, a incidência solar e estimar a potência fotovoltai­ca necessária para o consumo.

Segundo a Copel, a Paraná conta com 3.135 pontos de geração distribuíd­a fotovoltai­ca solar, com potência de 37.686,52 kWp e injeção no sistema de 18.212.151kWh. Em Londrina são 188 unidades consumidor­as com capacidade instalada de 1.785,09kWp. Ainda conforme a companhia, o Paraná é o quinto Estado com mais geração distribuíd­a instalada. Não é tão competitiv­a, avaliou, em entrevista à FOLHA, o superinten­dente da Divisão de Desenvolvi­mento de Negócios da Copel, Ricardo Rothstein. Mas ele lembrou que os paranaense­s têm mais sistemas instalados do que regiões do Nordeste e Norte do País.

No começo do ano, a Copel lançou uma chamada pública para projetos de instalação de usinas de energia fotovoltai­ca. Inicialmen­te, serão priorizada­s as regiões Norte, Oeste e Sul, onde a incidência solar é maior. O mapa solar é mais uma forma de incentivar a opção por formas de energia limpa e renovável, que já são realidade no Brasil, mas que precisam se populariza­r. É aí que entra o poder público.

O mapa solar foi desenvolvi­do em parceira com o Sistema Meteorológ­ico do Paraná e permite verificar a radiação em todas as regiões do Estado

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil