Folha de Londrina

Em reunião com Cida, Ratinho Jr. define equipe de transição

- Guilherme Marconi Reportagem Local

Após encontro no Palácio Iguaçu nesta terça-feira (6), o governador eleito Ratinho Junior (PSD) e a governador­a do Paraná, Cida Borghetti (PP), decidiram antecipar o período oficial de transição de governo do dia 5 de dezembro para 19 de novembro. A prioridade de Ratinho Junior é finalizar os projetos de PPPs (Parcerias público-privadas) e enviá-los ainda neste ano à AL (Assembleia Legislativ­a do Paraná).

As PPPs são acordos para a realização conjunta de determinad­o serviço ou obras. Autor do pedido de antecipaçã­o em duas semanas, Ratinho Junior tem pressa em definir o modelo dos projetos de parcerias para viabilizar obras e financiame­ntos. “Ficou também combinado que será encaminado um projeto de PPPs moderno, o mais moderno do Brasil. A equipe da Casa Civil tem esboço de um projeto deles e nós temos o nosso. Agora os setores juridicos irão analisar os pontos de convergênc­ia”, disse.

Segundo Ratinho Junior, a intenção é colocá-lo em pauta ainda em 2018. Entre as prioridade­s das PPPs estão os projetos de construção de presídios para contornar o problema da superlotaç­ão carcerária, principalm­ente de presos em cadeais públicas. “É possível buscar boas práticas. O governo não tem condições sozinho de fazer isso”. Outra medida é modernizar os prédios públicos e diminuir custos de alugueis também com apoio financeiro e de execução da iniciativa privada.

EQUIPE DE TRANSIÇÃO

Estão na equipe de transição de Ratinho Junior o ex-ministro do governo Lula Reinhold Stephanes (PSD), que foi o coordenado­r do plano de governo; o ex-secretário de Agricultur­a no governo Beto Richa, Norberto Ortigara; o deputado estadual Guto Silva (PSD); João Carlos Ortega, que foi diretor de Ratinho na Secretaria de Desenvolvi­mento Urbano; Claudio Stabile, exdiretor de Administra­ção e Finanças do Paranacida­de; Heraldo Alves Neves, que foi secretário de Recursos Humanos na Prefeitura de Curitiba; e o advogado Nildo Lubke, ex-diretor jurídico da Itaipu Binacional no governo Dilma.

Questionad­o, Ratinho Junior manteve o suspense e não anunciou outros nomes antes do início da transição. Até agora o governador eleito só anunciou o general Luiz Felipe Kraemer Carbonell para a Secretaria de Segurança Pública. O deputado estadual licenciado foi eleito em primeiro turno com a promessa de enxugar a gestão em 14 pastas.

A equipe escolhida por Cida é encabeçada pelo secretário­chefe da Casa Civil, Dilceu Sperafico. Também compõem o grupo do atual governo os secretário­s de Desenvolvi­mento Urbano, Silvio Barros; o secretário de Fazenda, José Luiz Bovo; o controlado­r-geral do Estado, Carlos Eduardo de Moura, e o procurador-geral, Sandro Kozikoski. Para a transição o governo irá destinar um espaço na secretaria da Fazenda à disposição da equipe de Ratinho Jr. O chamado “Chapéu Pensador”, sede da Copel no bairro Bigorrilho, em Curitiba, também poderá ser usado para a transição. “São cinco nomes como reza o decreto, mas terá uma ampla equipe para assessoram­ento dos secretário­s que estão à frente dessa transição”, disse Cida. Já Ratinho Junior agradeceu à governador­a e ressaltou a importânci­a do novo governo em ter acesso aos contratos e licitações em andamento. “É importante a nova equipe estar acompanhan­do as estratégia­s como a Operação Verão.”

Governador eleito tem pressa em enviar à AL projetos de parceria público-privada

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil