Folha de Londrina

Ministério do Trabalho em risco de extinção

- Alexa Salomão e Flavia Lima Folhapress

São Paulo - A equipe de transição do presidente eleito, Jair Bolsonaro (PL) estuda extinguir o Ministério do Trabalho. Há várias alternativ­as em avaliação para que a condução dos temas ligados às áreas de emprego e renda ocorra de forma mais eficiente do que concentrad­a em uma única pasta.

Uma delas é associar a área a algum órgão ligado à Presidênci­a da República.

Entre outras opções em discussão está fatiar as diferentes áreas e transferir, por exemplo, a gestão da concessão de benefícios para órgãos ligados ao campo social.

A gestão da política de trabalho e renda poderia ficar no novo Ministério da Economia ou em um órgão dedicado às questões de produtivid­ade um dos temas considerad­os prioritári­os pela equipe do futuro ministro Paulo Guedes.

Também estão em discussão novos modelos para a condução de questões sindicais e de fiscalizaç­ão.

A proposta feita por empresário­s de unir Trabalho com o Mdic (Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços) ainda não está em pauta.

A possibilid­ade de perda do status de ministério já teria entrado no radar de integrante­s do atual governo que são contrários à medida.

O Ministério do Trabalho divulgou nota nesta terçafeira (6) destacando a importânci­a da pasta. Segundo o texto, o ministério, “criado com o espírito revolucion­ário de harmonizar as relações entre capital e trabalho em favor do progresso do Brasil”, completa 88 anos no 26 de novembro.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil