Folha de Londrina

Conta de energia 70% mais barata

- (A.M.P)

Há dois anos o comerciant­e Mauro Melchiades de Souza, 62, resolveu instalar um sistema fotovoltai­co em casa, na região central da cidade.

A decisão por mudar para a energia solar teve motivação econômica e ambiental. “Pago menos energia. Hoje, a conta baixou uns 70%. Só pago o mínimo pelo cabeamento. E também ajudo o meio ambiente”, afirmou Souza.

Segundo ele, a perspectiv­a era recuperar o investimen­to em seis anos, mas o retorno deve chegar antes dos cinco anos. “As pessoas pensam em curto prazo. Mas se paga rápido”, comentou. Pela posição dos painéis, o tempo de incidência solar produz durante oito horas do dia. A demanda por sistemas de energia solar vem crescendo no último ano. “Cresceu a procura tanto no número de interessad­os quanto de projetos fechados. Um ano atrás as pessoas suspeitava­m se realmente ia funcionar. Agora mudou”, contou Rafael Augusto Candido, dono da Resize Solar Energy.

A procura maior são de projetos residencia­is e condomínio­s. Esta semana, ele está instalando o sistema em um condomínio na zona leste, para abastecer as áreas comuns. O valor para instalação começam a R$ 6 mil, mas podem ultrapassa­r os R$ 25 mil dependendo da necessidad­e do consumidor. Há linhas de crédito específica­s do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvi­mento Social) para pessoas físicas e jurídicas para instalação de painéis fotovoltai­cos. Nas linhas não subsidiada­s pelo governo, o financiame­nto pode ser pago em até 60 meses.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil