Folha de Londrina

Para crescer é preciso investir em infraestru­tura

-

Por intermédio de uma emenda parlamenta­r, da bancada paranaense na Câmara dos Deputados, o Aeroporto Governador José Richa poderá receber no ano que vem um aporte de R$ 260 mil para reaparelha­mento, reforma e adequação das instalaçõe­s. A definição das emendas para o orçamento de 2019 deve ocorrer nesta quinta (8) e o recurso foi uma indicação feita pelos deputados federais Diego Garcia (Podemos), Alex Canziani (PTB) e Luiz Carlos Hauly (PSDB).

Há tempos o Aeroporto de Londrina sofre com problemas provocados pela necessidad­e de um sistema de pouso por instrument­os, conhecido como ILS. São melhorias que dependem da conclusão do processo de desapropri­ação dos terrenos ao redor do aeroporto. Nove lotes, de seis proprietár­ios, ainda aguardam decisão judiciais. Há uma grande expectativ­a do município para que um desfecho ocorra o mais rápido possível. São anos de espera por essa obra, importante para o cresciment­o econômico regional.

Os processos que correm na Justiça Federal representa­m uma área que correspond­e a 3,6% do total do projeto de ampliação da pista. De acordo com o Instituto de Desenvolvi­mento de Londrina, o município já transferiu quase 1,1 milhão de metros quadrados para a União. O valor das indenizaçõ­es que aguardam sentença judicial já foi até depositado em juízo. Investir na infraestru­tura aeroportuá­ria é de extrema importânci­a. Basta analisar o cresciment­o da demanda global por viagens aéreas domésticas e internacio­nais, que cresceu 5,5% em setembro em relação ao mesmo mês de 2017, segundo a Associação Internacio­nal de Transporte Aéreo. A oferta das companhias aéreas teve aumento de 5,8% na mesma comparação. Nos mercados domésticos a alta foi de 6,5% em setembro, em comparação com setembro de 2017. Em Londrina, o cresciment­o foi de 4,2% de agosto para setembro.

O terminal de Londrina tem capacidade para atender 3,1 milhões de passageiro­s por ano e em 2017 registrou cerca de 880 mil viajantes entre embarques e desembarqu­es. O local sediará um projeto-piloto que permite a instalação de um conjunto de tecnologia­s e processos de gestão operaciona­l.

O ano vai chegando ao fim dando sinais de que o País superou a pior recessão de sua história. Agora é preciso dar condições para que a retomada do desenvolvi­mento aconteça de forma rápida, sustentáve­l e constante. Nesse sentido, investimen­to em infraestru­tura é sinônimo de cresciment­o.

O ano vai chegando ao fim dando sinais de que o País superou a pior recessão de sua história

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil