Folha de Londrina

Senadores do Paraná criticam medida; jurista defende novo modelo

- (V.S.)

Os senadores que formam a bancada paranaense criticaram o reajuste do Judiciário. Por meio de sua assessoria, Alvaro Dias (PODE), que está de licença médica até o dia 18 de novembro e não pôde participar da votação, se manifestou contrariam­ente à medida por acreditar que não é o momento para um reajuste.

O senador Roberto Requião (MDB) votou contra a proposta de reajuste. Requião disse que considera um “despropósi­to” discutir aumento de salários de membros do judiciário agora.

Assim como a senadora Gleisi Hoffmann (PT). Em nota, ela afirmou que o Senado nem devia ter aceitado a matéria, quanto mais colocado para votar no Plenário da Casa. A petista disse considerar a proposta um absurdo e ofensiva à população que paga a conta de privilégio­s como esse com a perda de seus direitos.

NOVO MODELO

O advogado, pós-doutor em Direito pela USP (Universida­de de São Paulo) e fundador da ABDConst (Academia Brasileira de Direito Constituci­onal), Flávio Pansieri, defendeu em entrevista à FOLHA um novo modelo em que estados e municípios estabeleça­m tetos próprios, o que só poderia acontecer por meio de um Projeto de Emenda à Constituiç­ão. “Acho também que não vivemos hoje um ambiente favorável a esta aprovação”, lamentou.

“Está na hora de nós repensarmo­s o modelo do estado brasileiro. Chegamos num ponto em que quase 70% do se que arrecada vai para pagar a folha do pessoal ativo e inativo e com isso ressaltand­o a importânci­a que têm os servidores públicos”, finalizou.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil