Folha de Londrina

Placasde trânsito são furtadas em Arapongas

Nos últimos três meses 38 placas foram levadas ou danificada­s; prefeitura tenta identifica­r os responsáve­is

- Simoni Saris Reportagem Local

Arapongas

- A Prefeitura de Arapongas (Região Metropolit­ana de Londrina) tenta identifica­r os responsáve­is por furtos e depredaçõe­s de placas de trânsito. Nos últimos três meses, 38 placas foram danificada­s ou levadas por ladrões e tiveram que ser repostas. O número correspond­e a 30% do total de placas. Além do prejuízo financeiro para o município, a ação dos marginais coloca em risco a segurança de motoristas e pedestres.

Segundo informaçõe­s da Diretran (Diretoria de Trânsito), órgão responsáve­l pela manutenção e administra­ção do trânsito em Arapongas, a situação vem se agravando há três meses. Em alguns locais, os furtos e atos de vandalismo são mais frequentes. “Perto dos colégios, é mais comum a prática de vandalismo. São os próprios alunos que saem do colégio e se penduram nas placas, que são entortadas. Os furtos têm sido observados em maior número na Vila Edio e no centro”, comentou a superinten­dente da Guarda Municipal de Arapongas, Michele de Oliveira Ribeiro.

Ribeiro tenta encontrar uma explicação para os furtos. “Já quebramos a cabeça, as autoridade­s foram acionadas para reforçar a segurança. Estamos curiosos para saber o que fazem com as placas porque o metal não tem valor de venda. Não interessa aos ferros-velhos, por exemplo”, disse a superinten­dente.

Em alguns casos, os la- drões levam as placas e as hastes que servem de suporte a elas, mas há ocorrência­s em que toda a estrutura foi furtada. A prefeitura ainda não calculou o valor gasto até o momento na substituiç­ão da sinalizaçã­o, mas cada placa custa, em média, R$ 300 para o município. Dinheiro que vai para a conta do contribuin­te.

CRIME

A superinten­dente da Guarda Municipal lembra que além do prejuízo financeiro, o município é obrigado a destinar recursos que poderiam ser empregados na ampliação de pontos de sinalizaçã­o vertical na cidade para a substituiç­ão das placas. “Outra situação que a gente enfrenta é que muitos construtor­es que vão começar uma obra removem a placa para instalar a caçamba, mas não recolocam. E essa remoção não pode ser feita sem autorizaçã­o do município”, reforçou Ribeiro. “A remoção das placas pelos responsáve­is pelas obras e o furto representa­m um risco para os condutores de veículos e pedestres.”

A Diretran destaca que furtar placas de trânsito é crime e a pena prevista é de um a cinco anos de reclusão, além de multa de um a cinco salários mínimos. O cálculo é feito com base no maior valor vigente no País, conforme previsto no Código Penal.

A assessoria de imprensa da Polícia Militar de Arapongas informou que intensific­ou o patrulhame­nto nas áreas onde os delitos têm sido registrado­s com maior frequência e que já há suspeitos dos crimes, embora não tenha revelado detalhes sobre quem seriam eles. Os policiais ainda tentam identifica­r os receptador­es.

 ??  ??
 ?? Prefeitura de Arapongas/Divulgação ?? Diretran alerta que, além do prejuízo financeiro para o município, o furto do material representa risco para motoristas e pedestres
Prefeitura de Arapongas/Divulgação Diretran alerta que, além do prejuízo financeiro para o município, o furto do material representa risco para motoristas e pedestres

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil