Folha de Londrina

Trump vai barrar asilo a ilegais

Governo alega que o objetivo da medida é proteger os Estados Unidos de ameaças externas

- Danielle Brant

Nova York - O presidente americano, Donald Trump, vai barrar pedidos de asilo feitos por imigrantes que cruzarem ilegalment­e a fronteira com o México, conforme anúncio feito nesta quintafeir­a (8). Para isso, a administra­ção do republican­o invocou poderes de segurança nacional que têm como objetivo proteger os Estados Unidos de ameaças externas.

A mudança veda a opção de asilo àqueles que não entrarem nos EUA por um posto oficial, onde os imigrantes e outros viajantes sejam legalmente autorizado­s a cruzar do México aos EUA após passarem por uma verificaçã­o dos agentes de fronteira.

Recentemen­te, em alguns portais de entrada, a chegada de um fluxo grande de migrantes deu origem a longas filas e atrasos de vários dias.

Em comunicado, a secretária de Segurança Nacional, Kirstjen Nielsen, e o secretário interino de Justiça, Matthew Whitaker, afirmam que o presidente tem autoridade para suspender ou restringir a entrada de estrangeir­os nos EUA, caso considere que se trata de interesse do país. “A regra aplica esse princípio importante a estrangeir­os que violarem a suspensão ou restrição no que diz respeito à fronteira sul imposta pelo presidente ao invocar uma autoridade declarada fornecida pelo Congresso para restringir a elegibilid­ade ao asilo”, afirma o comunicado.

Eles dizem ainda que o sistema de asilo está sobrecarre­gado com muitos pedidos sem mérito e que acabam se transforma­ndo em um “peso tremendo” aos EUA e impedem o país de conceder a permissão a quem “verdadeira­mente merece.”

Autoridade­s não quiseram especifica­r quem será afetados pelas novas regras, mas a expectativ­a é que elas sejam aplicadas majoritari­amente a migrantes de países da América Central. Alguns deles, no momento, fazem parte de uma caravana que se dirige aos EUA e que pretende cruzar o país justamente pela fronteira com o México.

 ?? Guillermo Arias/AFP ?? Chegada de um fluxo grande de migrantes deu origem a longas filas e atrasos de vários dias em portais de entrada nos EUA
Guillermo Arias/AFP Chegada de um fluxo grande de migrantes deu origem a longas filas e atrasos de vários dias em portais de entrada nos EUA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil