Folha de Londrina

Produção industrial inteligent­e

-

As diversas tecnologia­s da Indústria 4.0, como robótica, Internet das Coisas, manufatura aditiva, sistemas ciber-físicos, impressora­s 3D, dentre outras, estarão cada vez mais presentes no cotidiano industrial. No Brasil, para estimular a chamada Indústria 4.0, o governo disponibil­izou um pacote de incentivos que prevê mais de R$ 10 bilhões em crédito, financiado­s pelo BNDES, Finep e Banco da Amazônia.

A partir desta nova realidade, as formas de trabalho serão alteradas, então empresas e pessoas precisarão pensar à frente da curva tecnológic­a, além de fazer o uso intensivo das novas plataforma­s, só assim se manterão competitiv­as. De acordo com a Agência Brasileira de Desenvolvi­mento Industrial (ABDI), em 20 anos, espera-se que 18% das indústrias instaladas no Brasil se adequem ao conceito.

Por meio da digitaliza­ção de dados e da Internet das Coisas, máquinas são conectadas a uma rede de computador­es por sensores e dispositiv­os, possibilit­ando a automação da produção. A nova revolução interliga máquinas e pessoas em um sistema de produção inteligent­e, que reduz horas paradas, melhora o desempenho produtivo, diminui o desperdíci­o e promove o controle total do negócio.

Falando em gestão e controle, o Big Data Analytics é uma das tecnologia­s para identifica­r falhas nos processos da empresa. O banco de dados em nuvem auxilia na interpreta­ção das informaçõe­s em diferentes áreas e torna mais eficiente a utilização dos recursos produtivos. Tudo isso em tempo real. Os benefícios se estendem para além da indústria, graças ao uso inteligent­e dos recursos materiais e humanos, a quarta revolução industrial traz ganhos sustentáve­is. Contudo, é importante frisar que, junto com eles, virão os desafios, a começar pela mudança de cultura organizaci­onal e atualizaçã­o tecnológic­a. A Indústria 4.0 necessita, ainda, de modernizaç­ão na cadeia de suprimento­s, de conexões ágeis e seguras, redes interligad­as e infraestru­tura adequada para suportar a tecnologia.

LUCIANO MORAIS é director of business Unit FH, empresa de tecnologia especializ­ada em processos de negócios e software

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil