Folha de Londrina

TRE nega pedido de Rossoni para derrubar diplomação de Boca Aberta

- Luís Fernando Wiltemburg Reportagem Local

O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Paraná negou pedido de Valdir Rossoni (PSDB), primeiro suplente de Boca Aberta (Pros), para que o deputado federal eleito não seja diplomado para o mandato que começa a exercer em 2019, na Câmara Federal. O pedido do tucano toma como base a cassação do mandato de vereador na Câmara Municipal de Londrina, em outubro de 2017.

No pedido formulado ao TRE, Rossoni quer evitar a diplomação do ex-vereador londrinens­e, mas pede que os votos dele sejam mantidos para a coligação “Paraná Forte”, pela qual concorrera­m. Se o pedido fosse acatado, o tucano seria diplomado e manteria o foro privilegia­do, afastando possibilid­ades de ser preso - ele é réu na Operação Quadro Negro, que apurou desvios nas construçõe­s de escolas estaduais do Paraná, e já teve os bens bloqueados.

O desembarga­dor Gilberto Ferreira, seguindo entendimen­to da Procurador­ia Regional Eleitoral, considerou que a forma como foi feito o questionam­ento sobre a futura diplomação de Boca Aberta é incorreta. Deveria ter sido feita como Recurso Contra Expedição de Diploma, via judicial para fatos supervenie­ntes ocorridos entre o registro de candidatur­a e a data do pleito.

O advogado de Rossoni, Cid Campelo, informou que não irá entrar com recurso neste momento. A defesa deverá recorrer da decisão somente depois da expedição do diploma, marcada para o dia 18 de dezembro.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil