Folha de Londrina

Londrina recebe Parajaps pela quarta vez

- Lucio Flávio Cruz Reportagem Local

Londrina sedia a partir desta quarta-feira (14) a sétima edição do Parajaps (Jogos Abertos Paradespor­tivos do Paraná). Será a quarta vez que a cidade abrigará a competição, que prossegue até domingo (18) e vai reunir mais de 1,3 mil atletas. Em setembro, o município recebeu os JAP’s ( Jogos Abertos do Paraná).

O Parajaps contará com a participaç­ão de atletas de 43 cidades. No total, serão mais de 1,5 mil participan­tes entre atletas, organizado­res, árbitros e dirigentes. Nesta edição, 17 modalidade­s estarão em disputa: atletismo, basquetebo­l em cadeira de rodas, bocha adaptada, futsal para atletas com deficiênci­a intelectua­l, goalball, golf 7, handebol em cadeira de rodas, handebol para atletas com deficiênci­a intelectua­l, natação, parabadmin­ton, paracanoag­em, paraciclis­mo, parataekwo­ndo, rúgbi em cadeira de rodas, tênis de mesa, vôlei sentado e xadrez. A disputa acontecerá em 13 praças esportivas.

“Trata-se de uma competição de alto rendimento, com a presença de atletas com índices para disputas nacionais e internacio­nais, como campeonato­s mundiais e Olimpíadas”, frisou o supervisor de Esporte e Rendimento da Seet (Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo do Paraná), Emerson Venturini.

Um dos destaques do Parajaps será Marcelo Santos, da equipe de bocha adaptada de Curitiba e que conquistou a medalha de prata nos Jogos Paralímpic­os do Rio de Janeiro, em 2016. Venturini afirmou que os Jogos Paradespor­tivos são um dos mais midiáticos e atrativos em termos de interesse da população do Estado, mas reconheceu que o esporte ainda não chegou a uma parcela significat­iva das pessoas com deficiênci­a.

“Um dos grandes complicado­res para estas pessoas é a questão da locomoção, para poderem treinar diariament­e, sobretudo nas médias e grandes cidades. Talvez a melhor alternativ­a seria a prática esportiva dentro das escolas, como deveria ser também no esporte convencion­al”, apontou.

A maior delegação dos Parajaps será de Curitiba, com 175 integrante­s. Em seguida, aparecem Maringá (152) e Cascavel (131). A equipe de Londrina terá 90 pessoas, entre atletas e treinadore­s, e participar­á de nove modalidade­s. Curitiba venceu todas as edições dos Jogos realizadas até hoje. O Parajaps fecha o calendário dos jogos oficiais do Estado em 2018. A abertura da competição será no ginásio do Colégio Vicente Rijo, às 19h30.

 ?? Thiago Chas/Seet ?? Basquete em cadeira de rodas será uma das 17 modalidade­s em disputa até domingo
Thiago Chas/Seet Basquete em cadeira de rodas será uma das 17 modalidade­s em disputa até domingo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil