Folha de Londrina

Campanha de Natal beneficia idosos

Pela terceiro ano consecutiv­o, um grupo de amigos realiza a ação em prol do Lar Padre Leone Gervasoni

- Pedro Marconi Reportagem Local

Ibiporã - Pela terceiro ano consecutiv­o, um grupo de amigos que mora em Ibiporã (Região Metropolit­ana de Londrina) está realizando uma campanha para arrecadar presentes para os moradores do Lar Padre Leone Gervasoni, onde vivem 88 idosos. Batizada de “Adote um sorriso”, a iniciativa começou em 2016 inspirada em uma ação vista em Sorocaba (SP). Todos os moradores da instituiçã­o foram fotografad­os com um quadro, em que foi escrito o pedido de cada um deles para o Natal.

As imagens foram captadas no dia 4 de novembro e a divulgação, por meio das redes sociais, começou na tarde do dia seguinte. Algumas horas depois todos os vovôs e vovós já haviam sido adotados. “Vimos que as pessoas estavam esperando pela campanha. Isto é positivo, pois mostra que a iniciativa deu frutos ao longo destes anos. Como todos tiveram padrinhos, estamos deixando o mesmo idoso ser adotado duas vezes ou até mesmo três, para que todos que queiram consigam colaborar”, explica a professora Sandra de Luca.

Quatro pontos de entrega foram distribuíd­os pelo município. A expectativ­a é que o número aumente nos próximos dias. Também existe um local para receber os presentes na área de lazer de um shopping no centro de Londrina. Amigos do grupo que vivem em Portugal e Japão, e que viram as postagens, demonstrar­am interesse em fazer doações. Empresas de Ibiporã ainda procuram os organizado­res com a intenção de ajudar na campanha de alguma forma. O asilo é filantrópi­co.

Além disso, o “Adote um sorriso” também está arrecadand­o produtos de higiene pessoal, como pasta de dente, antissépti­co bucal, talco e lenço umedecido. Fralda geriátrica é outro produto de grande necessidad­e e que vem sendo buscado. Por mês são gastos cerca de 5.200 unidades. “Apesar do asilo estar em Ibiporã, ele tem moradores de diversas cidades da região, como Cambé, Londrina e Jataizinho. Por isso não importa de onde a pessoa é, pois não está ajudando só Ibiporã. Todos podem ajudar fazer parte desta corrente do bem, independen­te do idoso já ter seu padrinho”, destaca Mirian Betiatte, que foi a responsáve­l por iniciar a campanha a partir do convite a amigos.

PEDIDOS

Nos pedidos feitos pelos idosos estão rádio, televisão portátil, perfume, roupa, doces e até cachimbo. “Teve ano que alguns queriam pedir até namorado ou namorada”, brinca Betiatte. “Interessan­te que, apesar da idade, as mulheres não perderam a vaidade. Muitas solicitara­m maquiagem ou hidrante. É uma história de vida que continua”, aponta Luca.

Vivendo no Lar Padre Leone há dez anos, Antonio José dos Santos, 70, carinhosam­ente apelidado de “Bicudo”, quer ganhar um rádio de pilha. “Gosto de ouvir música sertaneja, a estilo raiz, e cantar junto. Estou contente por poder ter a oportunida­de de ganhar”, conta. Já Manoel da Silva pediu um celular. “Pedi o celular porque nunca tive. Tomara que receba”, espera.

Gentilment­e carregando o título de “rainha do asilo”, por sempre receber bem os visitantes e gostar de usar uma tiara que lembra uma coroa, Aurora Lucian, 70, foi fotografad­a com quadro solicitand­o um rádio e um relógio. “Adoro ouvir o padre Marcelo Rossi, não perco um dia. Já o relógio é para não errar a hora do programa começar.”

ALEGRIA

De acordo com a irmã Angela Maria da Rosa, que trabalha no asilo, muitos dos objetos pleiteados pelos idosos já fazem parte do uso deles no dia a dia. Ela ressalta que para eles o importante é ver que pessoas se importam com seus desejos. “A questão é o ganhar o presente de alguém que é de fora daqui. É no sentido da alegria e de saber que está sendo atendido. No dia das fotos, por exemplo, não precisamos chamá-los, eles viram o que era e começaram a se aglomerar. É algo que desejam e ficam ansiosos já aguardando durante o ano”, cita.

A entrega dos presentes e das demais doações pode ser feita nos pontos determinad­os até 9 de dezembro. A entrega será com festa, e a presença do Papai Noel, em 16 de dezembro. “Ganhamos mais que eles em poder contribuir. Ainda é uma maneira de divulgar o carinho que eles recebem, pois no lar contam com atendiment­o médico, espiritual”, elenca a advogada Naiara Tsuru, que faz parte do grupo organizado­r da campanha, formado por nove pessoas. “Quando fazemos a entrega temos que nos segurar para não chorar, pois é muito emocionant­e. Não ganhamos nada materialme­nte, é pelo fato do amor que damos e recebemos deles”, resume Mirian Betiatte.

“Quando fazemos a entrega temos que nos segurar para não chorar, pois é muito emocionant­e”

 ?? Fotos: Anderson Coelho ?? Presentes e outros produtos serão recolhidos até 9 de dezembro; entrega para idosos será realizada durante uma festa
Fotos: Anderson Coelho Presentes e outros produtos serão recolhidos até 9 de dezembro; entrega para idosos será realizada durante uma festa
 ??  ?? Antonio José dos Santos quer ganhar um rádio de pilha. “Gosto de ouvir música sertaneja, estilo raiz, e cantar junto”
Antonio José dos Santos quer ganhar um rádio de pilha. “Gosto de ouvir música sertaneja, estilo raiz, e cantar junto”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil