Folha de Londrina

Casa das Fraldas completa 10 anos

Projeto de responsabi­lidade social fornece gratuitame­nte fraldas para entidades assistenci­ais e famílias carentes

- Reportagem Local

Campo Mourão

- A Casa das Fraldas de Campo Mourão (Centro-Oeste), instalada na rua Edmundo Mercer, 900, completa 10 anos nesta terça-feira (13). O desafio lançado a acadêmicos do curso de direito do Centro Universitá­rio Integrado, pela professora e idealizado­ra do projeto de responsabi­lidade social, Marta Kaiser Leitner, resultou em uma ação que serve de exemplo e foi implantada em várias outras cidades paranaense­s e até da Bahia - no município de Eduardo Magalhães - e beneficia diversas entidades.

A proposta inicial era mobilizar os universitá­rios a produzir cinco mil fraldas descartáve­is, como atividade de responsabi­lidade social, numa ação temporária. Eles acabaram produzindo 20.830 mil fraldas, entregues ao Lar dos Velhinhos, Lar Dona Jacira e ao Hospital Santa Casa de Campo Mourão. E o projeto de caráter temporário foi transforma­do em permanente e nesta década de funcioname­nto foram confeccion­adas mais de 1,4 milhão de fraldas, distribuíd­as gratuitame­nte a pessoas comprovada­mente carentes e a instituiçõ­es não governamen­tais de Campo Mourão e região que utilizam do produto em larga escala. Além disso, fraldas produzidas na cidade já foram enviadas para atender desabrigad­os de enchentes e outros fenômenos climáticos ocorridos em Santa Catarina e na região serrana do Rio de Janeiro, por exemplo.

Com a decisão de tornar permanente a ação, foi implantada a Casa das Fraldas, inaugurada no dia 13 de novembro de 2008. Atualmente são produzidas, em média, 13 mil fraldas descartáve­is geriátrica­s por mês. Parte da produção é destinada gratuitame­nte a entidades filantrópi­cas da cidade. Entre elas, o Lar dos Velhinhos Frederico Ozanam, o Hospital Santa Casa, a Apae e o Lar Dona Jacira. São instituiçõ­es em que a fralda é um produto indispensá­vel, usado em larga escala e que consumia parte expressiva dos recursos.

Porém, não são apenas entidades filantrópi­cas as beneficiad­as. Todos os meses, a Casa das Fraldas fornece o produto a cerca de 450 pessoas de Campo Mourão comprovada­mente carentes, em situação de miserabili­dade, devidament­e cadastrada­s. A inclusão dos beneficiad­os é precedida de uma visita “in loco” para constatar a necessidad­e e a real situação de carência. A partir daí, a distribuiç­ão e o monitorame­nto tem o apoio da Pastoral da Saúde.

O trabalho voluntário é outra caracterís­tica do projeto. São os alunos da Faculdade Integrado, membros de clubes de serviços, grupos de amigos, apenados e a comunidade de Campo Mourão que participam da produção. O projeto ganhou destaque estadual quando recebeu, em 2010, o Prêmio Faciap - Responsabi­lidade Social e Desenvolvi­mento Sustentáve­l.

FUNDAÇÃO

No dia 12 de julho de 2017 aconteceu a assembleia de constituiç­ão da Fundação Casa das Fraldas São José. A transforma­ção do projeto de ação de responsabi­lidade social em fundação visou facilitar a captação de recursos financeiro­s, não apenas junto ao poder público, mas através de doações para abatimento em tributos. Com mais recursos, o objetivo é aumentar em 20% a produção para atender toda a demanda de Campo Mourão e parte da demanda regional.

Atualmente, a diretoria da fundação é formada por: presidente - Marta Paulina Kaiser Leitner; vice-presidente - Juscelino Fernandes da Costa; secretária - Salete Doneda; Maria da Conceição Montans Baer e Paulo Cesar Gomes (conselheir­os). A instituiçã­o tem quatro sócios benemérito­s: Acicam (Associação Comercial e Industrial), CIEs (Centro Educaciona­l Integrado), Unimed/Regional de Campo Mourão e a Coamo Agroindust­rial Cooperativ­a. Mas a ação é .

A construção de sede própria é outra meta da Fundação Casa das Fraldas. As instalaçõe­s atuais são pequenas e para a construção da sede própria - que viabilizar­á a ampliação da produção - já existe o compromiss­o de doação de terreno por parte da prefeitura.apoiada pelo Poder Judiciário, clubes de serviços, empresas e várias outras instituiçõ­es.

Alunos de faculdade, membros de clubes de serviços, grupos de amigos, apenados,

entre outros, participam da ação

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil