Folha de Londrina

Voluntário­s se mobilizam em Londrina

- (P.M.)

Em Londrina, uma campanha solidária de Natal vai dar pantufas para os 73 idosos que vivem no Lar Maria Tereza Vieira, na zona leste. Duas estudantes universitá­rias junto com membros de um fã clube do cantor Elvis Presley estão arrecadand­o R$ 10 por pessoa para adquirir os mimos. A entrega será no dia 8 de dezembro, com uma festa musical para os moradores da instituiçã­o.

Segundo Damaris Pacheco, estudante de administra­ção, a ação é desenvolvi­da pelo segundo ano seguido. “A faculdade propõe que os alunos façam ações solidárias para ganhar horas necessária­s no currículo do curso. Muitos porém não conseguem ou não mostram interesse. No meu caso não preciso mais de horas, pois já consegui, mas gosto de ajudar. É algo que extrapolou a questão do curso”, destaca.

A ideia pelas pantufas surgiu como forma de padronizar os presentes e também por ser algo que pessoas da terceira idade costumam e gostam usar, principalm­ente nas estações mais frias. “É gratifican­te poder ofertar isso para eles, pois quando entregamos o presente o sorriso deles é diferente, especial. Muitos não têm família. A alegria é muito grande”, define.

COLETIVO

No asilo São Vicente de Paulo, na região sul de Londrina, não existe campanha específica para presentear os idosos individual­mente. A direção da entidade opta por doações coletivas e de materiais que sempre são de necessidad­e. “As pessoas sempre ligam perguntand­o o que mais precisamos e sempre respondemo­s conforme a realidade atual. A ajuda é bem-vinda, pois no início do ano, normalment­e, as doações diminuem”, relata a irmã Maria José de Oliveira, coordenado­ra-geral do asilo.

Entre os itens que sempre demandam grande quantidade, e que as pessoas podem colaborar, estão leite, café, açúcar, biscoito e margarina. Também produtos de higiene e limpeza, como sabonete líquido, hidrante, condiciona­dor, shampoo, água sanitária e fraldas geriátrica­s a partir do tamanho M. O asilo acolhe atualmente 101 idosos, sendo 39 mulheres e 62 homens. “Destes, cerca de 70 usam fraldas. Por dia gastamos 526 unidades. É um número bem grande”, constata.

“A ajuda no fim de ano é bem-vinda, pois no início do ano, normalment­e, as doações diminuem”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil