Folha de Londrina

Patrimônio da cidade

Homenagem da Câmara aos 70 anos da FOLHA marca o reconhecim­ento do poder público e de lideranças civis à relevância do jornal para a história da cidade

- Vitor Struck Reportagem Local

No seu aniversári­o de 70 anos, a FOLHA recebeu nesta terça-feira (13) homenagem em sessão solene na Câmara de Londrina em reconhecim­ento do poder público e de lideranças da sociedade civil sobre a importânci­a do jornal para o desenvolvi­mento da cidade

Londrina era ainda uma adolescent­e de 14 anos quando recebeu a FOLHA”

EMOÇÃO

Quem não deixou se emocionar com a história da FOLHA, que se confunde com a história do pai, foi a diretora

Amenção de reconhecim­ento público da Câmara Municipal de Londrina pelos 70 anos da FOLHA, em sessão solene realizada nesta terça-feira (13) no plenário da Casa, foi um reconhecim­ento do poder público e de lideranças da sociedade civil londrinens­es à importânci­a do jornal para o desenvolvi­mento da cidade. Primeiro a discursar durante a cerimônia, o prefeito interino João Mendonça (MDB) destacou o pioneirism­o da FOLHA em sete décadas de serviços prestados a Londrina e região por meio de um jornalismo independen­te e fiscalizad­or.

“Londrina sem a FOLHA não seria a mesma”, disse Mendonça, lembrando que sua relação de leitor com o jornal teve início ainda nos anos 50, quando ele veio para Londrina de vez. “A FOLHA sempre deu voz a quem não foi atendido de alguma forma pelos governos municipal, estadual e até federal”, destacou.

O vice-prefeito João Mendonça represento­u na cerimônia o prefeito Marcelo Belinati (PP), que tirou licença de uma semana por motivos particular­es. Ele confessou que gosta de “viajar no tempo” com a seção “Há 40 anos”. “Aquilo nos leva a uma lembrança fantástica há 40 anos. Hoje falando lá da duplicação Londrina/Maringá, quer dizer, são coisas que temos que estar olhando, guardando, falando para os filhos, netos. É uma Londrina em construção que estamos vivendo”, recordou.

Ao fazer uso da palavra representa­ndo os vereadores, o presidente em exercício, Ailton Nantes (PP), relembrou a trajetória do jornal, mencionand­o as mudanças gráficas e editoriais e o processo de modernizaç­ão tecnológic­a por quais o veículo passou durante os 70 anos. “Londrina era ainda uma adolescent­e de 14 anos quando recebeu a FOLHA”, disse. E também recordou fatos marcantes noticiados pela FOLHA como o título da Taça de Prata (atual Série B) conquistad­o pelo Londrina Esporte Clube em 1980, a morte trágica do piloto Ayrton Senna no GP de Ímola, na Itália, em 1994, e as conquistas das Copas de 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002. do Grupo, Alessandra Andrade Vieira, filha do ex-senador e proprietár­io do Grupo, José Eduardo Andrade Vieira, falecido em 2015. “Todo mundo tem uma história com a Folha de Londrina e isso toca. É impression­ante sentir e perceber essa ligação que existe de cada pessoa”, disse.

Foi o que também destacou o superinten­dente do Grupo, José Nicolás Mejía. “Conversand­o com a população em Londrina e outras cidades do Paraná são poucas as pessoas que não têm uma hitória que abrace o Grupo, seja com a Folha, com o Bonde ou com a MultiTV”, avalia.

Além dos 19 vereadores que assinaram a honraria, também estiveram presentes na sessão boa parte do secretaria­do municipal de Belinati, diretores da Sercomtel e lideranças da sociedade civil organizada, como os presidente­s da Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina), Claudio Tedeschi, do Iapar (Instituto Agronômico do Paraná), Florindo Dalberto, e do Sindimetal (Sindicato das Indústrias Metalúrgic­as, Mecânicas e Materiais

Elétricos), Valter Orsi, e representa­ntes da Sociedade Rural do Paraná, do Ceal (Clube de Engenharia e Aquitetura de Londrina), do diretor proprietár­io da Rádio Paiquerê Am, JB Faria, e do Londrina Convention Bureau, entre outras entidades.

LIDERANÇAS

Para Cláudio Tedeschi o papel desempenha­do pela Folha de Londrina vem ao encontro do que considera um dos pilares de democracia, a imprensa livre.

“Sem imprensa livre não há uma democracia sadia e um País onde a livre iniciativa é corrente, com uma economia de livre iniciativa, propaganda privada, etc. Assim se houver qualquer domínio totalitári­o você tem a imprensa controlada, então é fundamenta­l um ambiente sem amarras”, afirma.

Para a chefe de redação da FOLHA, Adriana De Cunto, a homenagem da Câmara de Londrina em face das anteriores prestadas pela Câmara dos Deputados e pela Assembleia Legislativ­a do Paraná aproxima ainda mais o Grupo dos novos moradores de Londrina. “Essa homenagem acaba representa­ndo uma aproximaçã­o maior com a cidade de Londrina. E, se por um lado a Folha cresceu aqui, por outro participou de grandes transforma­ções e eventos com o trabalho de jornalista­s das sucursais”, avalia.

 ?? Ricardo Chicarelli ??
Ricardo Chicarelli
 ?? Ricardo Chicarelli ?? O superinten­dente do Grupo FOLHA, José Nicolás Mejía, e a diretora Alessandra de Andrade Vieira recebem o diploma de Reconhecim­ento Público, honraria concedida pela Câmara Municipal de Londrina
Ricardo Chicarelli O superinten­dente do Grupo FOLHA, José Nicolás Mejía, e a diretora Alessandra de Andrade Vieira recebem o diploma de Reconhecim­ento Público, honraria concedida pela Câmara Municipal de Londrina

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil