Folha de Londrina

Após aquisição, londrinens­e Veltec atuará globalment­e

- Mie Francine Chiba Reportagem Local

São Paulo - A Veltec, empresa de gestão de frotas de Londrina, lançou na terçafeira (13) um sistema que, por meio de uma câmera instalada no painel de um caminhão, monitora e identifica situações de risco e comportame­nto do motorista em tempo real, para prevenção de acidentes nas estradas. O evento, na capital paulista, contou com a participaç­ão dos diretores da california­na Trimble, que adquiriu a Veltec no início do último mês de outubro para passar a atuar em todo o território nacional e que levará os serviços da empresa londrinens­e para todo o globo.

O diretor administra­tivo da Veltec, Dalton Conselvan, afirma que o setor de inovação em tecnologia demanda muito investimen­tos e a parceria era necessária. “Um do motivadore­s foi ter uma empresa global que nos apoie nesses investimen­tos, nos dê condições de investir cada vez mais para estar à frente do mercado”, diz.

O valor da transação não foi revelado porque a norteameri­cana é uma companhia de capital aberto. “Mas só trabalhamo­s com aquisições de 100% do controle acionário”, afirmou o diretor-geral da Trimble no Brasil, Carlos Alberto Nogueira, que citou a compra de cerca de 100 empresas em dez anos. “Dez empresas por ano é o que a gente adquire para completar soluções ou cobrir geografica­mente alguma solução.”

PARCEIRO

A compra da Veltec representa a entrada da norteameri­cana no mercado brasileiro. “Para acelerar a presença no Brasil, optamos por fazer o investimen­to na Veltec em vez de começar a trazer o negócio de lá para cá, o que levaria mais tempo”, explicou Nogueira. A expectativ­a é de cresciment­o de até 25% ao ano no Brasil.

Além disso, ambas poderão atuar juntas. “Muitos clientes que temos no Brasil nos pedem soluções para atendê-los globalment­e. São multinacio­nais”, observou Conselvan. Ele completou que, sozinha, a Veltec não tinha condições de atuar em outros continente­s.

Diretor de tecnologia da Veltec, Giovani Benedetti Penha acrescento­u que ambas passam a integrar a operação e os dados dos clientes. “Então conseguimo­s acompanhar todas as regionais pelo mesmo sistema. Ninguém consegue fazer isso hoje.”

Nogueira garante que a política da Trimble é manter gestores e funcionári­os nas empresas que adquire. “Não somos investidor­es para comprar e fazer a empresa render mais um pouco para vender por um preço maior. Compramos para fazer o negócio crescer e integrar com outros negócios nossos.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil