Folha de Londrina

Transmídia mostra a FOLHA de ontem e de hoje

-

Oleitor da Folha de Londrina recebe nesta edição de fim de semana (17/18) um suplemento especial que une os cadernos Mais e Especial Transmídia em um único tema: os 70 anos da FOLHA. O trabalho fecha as publicaçõe­s especiais referentes ao aniversári­o que começaram com uma capa retrô no dia 13 de novembro. A edição histórica trouxe duas capas. A primeira com as notícias atuais distribuíd­as no mesmo layout da primeira capa da FOLHA de 1948. Se naquele ano, a matéria e foto de destaque mostravam o ex-presidente Getúlio Vargas, 70 anos depois foi a vez do eleito para o Palácio do Planalto, Jair Bolsonaro, ser a manchete principal. A segunda capa, contemporâ­nea, deixou evidente a evolução do jornal.

As primeiras páginas deste Especial Transmídia continuam com o mesmo conceito da capa retrô do último dia 13, mas o layout muda conforme as décadas vão passando. A partir da década 1990, quando a FOLHA começou a publicar imagens coloridas, o Especial Transmídia também ganha fotos coloridas. Mas guardando um detalhe: o brilho das imagens na página referente a 1990 foi apagado para aproximar o resultado final da tecnologia disponível da época, quando no papel jornal as cores não ficavam tão vibrantes quanto hoje.

No jornalismo imersivo, os detalhes são importante­s para colocar o leitor em uma experiênci­a totalmente nova e que não faz parte da sua realidade. Com o especial dos 70 anos da FOLHA, a proposta é que as pessoas façam, pelo impresso ou pelo site, uma viagem no tempo, chegando a Londrina do final da década de 1940, passando por alguns dos acontecime­ntos mais marcantes - no Brasil e no mundo - até 2018. Galerias de fotos, vídeos 360 e depoimento­s de antigos e atuais funcionári­os colocarão o leitor dentro de vários departamen­tos de uma empresa jornalísti­ca, incluindo um dos mais atraentes, a gráfica.

São muitas as histórias que comprovam a relação forte de Londrina com a FOLHA. Da ousadia e do espírito empreended­or de João Milanez e José Eduardo Andrade Vieira, até histórias de pessoas que tiveram a vida transforma­da quando leram uma notícia ou quando foram personagen­s de uma reportagem.

São fatos que marcaram e bandeiras que ajudaram a construir o Norte do Paraná. E para o futuro, são muitos projetos. A história de amor continua forte.

No jornalismo imersivo, os detalhes são importante­s para colocar o leitor em uma experiênci­a totalmente nova e que não faz parte da sua realidade

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil