Folha de Londrina

Deputado mais votado,Francischi­ni é eleito presidente do PSL no PR

- Mariana Franco Ramos Reportagem Local

Curitiba -

O deputado estadual eleito Delegado Francischi­ni (PSL-PR) foi conduzido nessa quinta-feira (16) à presidênci­a do PSL no Paraná. Mais votado entre os 54 membros da AL (Assembleia Legislativ­a), com mais de 427 mil votos, ele garantiu também a eleição de sua esposa, Flávia Francischi­ni, para o posto de secretária­geral

da executiva nacional. Luciano Bivar segue como presidente da sigla. A FOLHA tentou contato com Francischi­ni, mas ele não atendeu às ligações da reportagem.

Em nota enviada pela assessoria de imprensa, o parlamenta­r, cotado para assumir o comando da AL em 2019 e para disputar a prefeitura de Curitiba no ano seguinte, disse que sua ideia é fortalecer ainda mais o partido no Paraná, elegendo um grande número de prefeitos e vereadores no próximo pleito. O PSL conseguiu formar uma bancada no Estado de 11 deputados, sendo oito estaduais, a maior do Legislativ­o, e três federais.

“Muitos esperavam que assumisse um ministério com a eleição do Jair Bolsonaro (PSL-RJ). Sempre disse que a missão de eleger Bolsonaro nunca passou por qualquer acordo envolvendo cargos. Fomos eleitos justamente para fazer uma outra política, com seriedade e combate incansável à corrupção no governo. Vou representa­r todos os paranaense­s na Assembleia buscando fortalecer o parlamento e melhorar, de alguma forma, a vida das pessoas”, afirmou Francischi­ni.

A família Francischi­ni conta ainda com Felipe, que exerce seu primeiro mandato na AL e foi eleito para a Câmara Federal. Também conforme a assessoria, caberá a Flávia, em conjunto com Bivar, definir o comando do PSL em todos os estados e municípios. Com o maior tempo de televisão e um fundo partidário que aproxima-se da cifra de R$ 1 bilhão, a legenda sai da condição de nanica para assumir papel de destaque no Congresso Nacional.

EXECUTIVA NACIONAL

O deputado federal eleito Luciano Bivar (PE), reconduzid­o nesta sexta-feira (16) à presidênci­a do PSL, vai se reunir em Brasília na quartafeir­a, 21, com os outros 51 deputados e os 4 senadores eleitos pela sigla para a próxima

legislatur­a.

Será o primeiro encontro da bancada para alinhar o posicionam­ento da sigla em relação ao Executivo e às demandas do Legislativ­o.

Bivar conta ainda com o apoio de parte da legenda para se lançar como candidato à presidênci­a da Câmara. Porém, o nome dele não é consenso e há um movimento para esvaziar sua campanha ao posto.

Antes do encontro com os parlamenta­res, Bivar deve se reunir com o presidente eleito, Jair Bolsonaro, para discutir os caminhos do partido no Congresso e levar as demandas da sigla. (Colaborou Mariana Haubert/Agência Estado)

é de uma mesa de diálogo permanente com os professore­s do fundamenta­l e ensino médio

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil