Folha de Londrina

O que está em disputa na 35ª rodada

- João Gabriel

São Paulo

- Após 34 rodadas, o Campeonato Brasileiro de 2018 chega aos seus últimos capítulos com diversas indefiniçõ­es. A primeira delas, claro, é o campeão. O Palmeiras é cada vez mais o favorito a levantar o troféu deste ano, ainda mais após a vitória por 3 a 0 sobre o Fluminense na última quarta-feira (14). Porém, as vitórias de Internacio­nal por 2 a 0 sobre o AméricaMG e do Flamengo por 1 a 0 sobre o Santos, ambas na quinta-feira (15), acabaram com as chances de título da equipe alviverde já neste final de semana.

O mais cedo que o Palmeiras pode ser campeão é na próxima quarta (21). Para isso, precisa aumentar em dois pontos a vantagem sobre o vice-líder Inter, que hoje é de cinco. O time de Felipão terá pela frente Paraná (fora) e América-MG (casa), enquanto os gaúchos encaram Botafogo (fora) e Atlético-MG (casa). Já o Flamengo, sete pontos atrás do líder, precisa diminuir essa diferença para pelo menos seis pontos até o fim da 36ª rodada.

As três equipes já estão garantidas pelo menos na primeira fase da Libertador­es. Hoje, a primeira posição fora da zona de classifica­ção para o torneio internacio­nal é ocupada pelo Cruzeiro (sétimo), já classifica­do por ter vencido a Copa do Brasil.

São Paulo e Grêmio, que empataram na quinta por 1 a 1, ocupam, respectiva­mente, o quinto e o quarto lugar, empatados com 59 pontos (os gremistas levam vantagem por terem uma vitória a mais). O empate garantiu a emoção na luta pelo G4 pelo menos até a penúltima rodada do torneio, já que nenhum time pode garantir a quarta vaga direta para a fase de grupos da Libertador­es antes disso.

Com 12 pontos a serem disputados ainda no Brasileiro, o grupo dos que podem roubar uma vaga dos atuais quatro primeiros colocados é pequeno: São Paulo (quinto, 59 pontos) Atlético-MG (sexto, 50) e AtléticoPR (oitavo, 47). Contudo, só os paulistas podem terminar a próxima rodada no G4.

Já para a primeira fase da competição continenta­l, popularmen­te chamada de pré-Libertador­es (para a qual classifica­m-se quinto e sexto colocados), ainda estão na disputa, além dos já citados, Santos (nono, 46), Bahia (décimo, 44 pontos), Botafogo (11º, 44), Fluminense (12º, 41), Corinthian­s (13º, 40), Vasco (14º, 39), e Sport (15º, 38).

Os últimos nomes dessa lista, no entanto, devem estar mais preocupado­s com fugir do rebaixamen­to que com a vaga na Libertador­es. Corinthian­s e Vasco, por exemplo, fazem uma partida que pode ser decisiva para o futuro de ambas as equipes. Elas têm, hoje, respectiva­mente três e dois pontos de diferença para o primeiro colocado da zona de rebaixamen­to, a Chapecoens­e.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil