Folha de Londrina

PERIGO – A realização de obras nas vias urbanas exige atenção redobrada dos motoristas. Na rotatória entre as avenidas Leste-Oeste e Dez de Dezembro, onde será erguido um viaduto, a instalação de tapumes bloqueia a visão e torna o tráfego ainda mais perig

Construção de viaduto e a duplicação da Faria Lima são algumas das intervençõ­es realizadas na cidade

- Vítor Ogawa Reportagem Local

Algumas intervençõ­es que estão sendo realizadas em Londrina exigem que os motoristas e pedestres fiquem atentos em relação ao trânsito. Quem passa pelos locais onde ocorrem obras ou serviços de manutenção precisa ficar atentos à movimentaç­ão de trabalhado­res ou das máquinas e também respeitar a sinalizaçã­o para evitar acidentes.

Na rotatória das avenidas Leste-Oeste e Dez de Dezembro (zona leste), onde será construído um viaduto, um tapume que protege o canteiro de obras foi montado ao redor do monumento “O Passageiro”. No entanto, ele prejudica a visibilida­de dos motoristas. “Não dá para ver quando os carros saem de lá (do canteiro). Acho um perigo”, destacou Adriano Santos, que passava pelo local.

O diretor Oscar Nogami, da construtor­a Hejos, responsáve­l pela obra, destacou que as duas avenidas atendem quem vai para o Terminal Rodoviário­s e para o Shopping Boulevard e qualquer interferên­cia é bem complicada. “Está prevista neste fim de ano a mudança de local da infraestru­tura, da parte de energia e internet, com a transferên­cia dos postes e de fiação. Também já estamos implantand­o a infraestru­tura de drenagem. Daqui a pouco começam os tumultos grandes no trânsito”, observou. O engenheiro civil Hilton Yutani destacou que as obras de implantaçã­o da nova drenagem urbana já iniciaram, assim como o alargament­o da via ao lado da rodoviária. “A rua Norman Prochet já está ‘travada’ e não passa mais carro. Vamos ligar a Norman Prochet com o viaduto que já existe aqui. A rua Atílio Otávio Bizato não vai mais existir para dar lugar a praça para qual será implantado o monumento”, explicou.

“Na primeira semana do ano que vem as duas avenidas (Leste Oeste e Dez de Dezembro) devem ser totalmente interditad­as. No dia 7 de janeiro está programado para travar tudo, não vai mais passar mais carro. Na pior das hipóteses essa interdição vai durar até o fim da obra, que vai levar 450 dias para ficar pronta a partir do dia 24 de agosto deste ano”, detalhou Yutani. “As pessoas têm que saber que aqui a interdição será total e precisam procurar rotas alternativ­as. Embora agora a obra cause transtorno­s, depois que o viaduto ficar pronto o pessoal vai agradecer, porque não vai ter mais congestion­amento. Hoje fica tudo parado”, destacou.

ZONA OESTE

Em outro ponto da cidade, as obras de duplicação da avenida Faria Lima (zona oeste), que liga a UEL (Universida­de Estadual de Londrina) à avenida Maringá, estão na primeira fase e ainda não afetaram significat­ivamente o trânsito. Isso porque a construção da nova pista de rolamento ocorre em uma área em que já existe um recuo, porém, como ela irá cruzar as entradas e saídas do bairro Colina Verde, futurament­e há a previsão de interdição das ruas Guilherme Farel, Martinho Lutero, Colina Verde, Flor-de-Primavera, Campo Grande, Bento Munhoz da Rocha Neto. “Essas interdiçõe­s serão parciais. Nós ainda não temos o cronograma de quando elas ocorrerão, porque depende do andamento da obra e do clima. O prazo é de sete meses para ser concluída a partir da assinatura do contrato, o que deve ocorrer em maio. Neste momento realizamos a terraplena­gem e as galerias pluviais. As interdiçõe­s devem ocorrer quando fizermos a base e a sub-base da pista de rolamento”, explicou.

Mas a recomendaç­ão de reduzir a velocidade perto do local onde os operários estão trabalhand­o é a mesma, pois há muitas pessoas circulando pelo local e a atenção não deve ser dispersa. Além disso, a Faria Lima possui muitas pessoas circulando, já que existem uma clínica nas proximidad­es e também é rota para estudantes universitá­rios. A estudante Ariadne Cristina Romano caminhava pela via quando foi abordada pela reportagem e afirmou que por hora a obra não tem causado transtorno. O motorista Valeri Gonçalves só circula pelo bairro Colina Verde para fugir do trânsito de vias mais movimentad­as, como a PR-445 ou a rua Bento Munhoz da Rocha Neto. “Eu só passo por aqui quando preciso realizar entregas na Gleba Palhano. Para mim, se fecharem aqui, não vai influencia­r muito, porque passo pouco na região. Se precisar eu dou a volta”, destacou.

 ?? Gina Mardones ??
Gina Mardones
 ??  ?? Na rotatória das avenidas Leste-Oeste e Dez de Dezembro, um tapume que protege o canteiro de obras prejudica a visibilida­de dos motoristas
Na rotatória das avenidas Leste-Oeste e Dez de Dezembro, um tapume que protege o canteiro de obras prejudica a visibilida­de dos motoristas
 ?? Gustavo Carneiro ?? Obras de duplicação da avenida Faria Lima: recomendaç­ão é reduzir a velocidade
Gustavo Carneiro Obras de duplicação da avenida Faria Lima: recomendaç­ão é reduzir a velocidade

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil