Folha de Londrina

Ivanka usou e-mail pessoal para assuntos de governo

Filha de Trump repetiu prática de Hillary Clinton criticada pelo republican­o na corrida presidenci­al de 2016

- Danielle Brant Folhapress

Nova York - Ivanka Trump, filha do presidente americano, Donald Trump, usou seu e-mail pessoal para tratar de assuntos do governo com assessores da Casa Branca em 2017, repetindo uma prática feita por Hillary Clinton que foi criticada pelo republican­o na corrida presidenci­al de 2016. Segundo mensagens divulgadas pelo grupo American Oversight, que fiscaliza as atividades do governo, Ivanka disparou centenas de e-mails para funcionári­os da Casa Branca, autoridade­s do governo e assistente­s pessoais ao longo do ano passado. A prática viola regras de registro federais que exigem que todas as comunicaçõ­es oficiais da Casa Branca sejam preservada­s.

Oficiais responsáve­is por fiscalizar a conduta de funcionári­os da Casa Branca tiveram ciência do uso repetido do e-mail pessoal de Ivanka para tratar de assuntos oficiais durante uma revisão de mensagens coletadas no final do ano passado. A revisão mostrou que, ao longo de boa parte de 2017, a filha do presidente discutiu com frequência ou conduziu assuntos oficiais da Casa Branca usando uma conta privada de e-mail em um do- mínio compartilh­ado com seu marido, Jared Kushner.

Ivanka usou o e-mail pessoal para discutir políticas de governo e negócios oficiais cerca de cem vezes - muitas vezes em resposta a outras autoridade­s do governo que entraram em contato com ela primeirame­nte pela conta particular. Em outras ocasiões, porém, ela usou o email pessoal para iniciar as conversas.

A prática de Ivanka guarda muita semelhança com o uso de e-mail pessoal feito por Hillary Clinton enquanto ocupava a Secretaria de Estado americana, durante o governo de Barack Obama. O assunto foi um dos alvos principais do republican­o durante a campanha presidenci­al de 2016. Ele atacou, diversas vezes, a democrata, dizendo que ela não era confiável e dando à rival o apelido de “Hillary desonesta” por usar uma conta de email pessoal enquanto ocupava o cargo.

Segundo o jornal “The Washington Post”, assessores da Casa Branca ficaram alarmados com o volume de e-mails enviados por Ivanka de sua conta pessoal, e mais preocupado­s ainda com a resposta que a filha de Trump deu ao ser questionad­a sobre o assunto: de que não estava familiariz­ada com detalhes das regras. A Casa Branca não quis comentar o uso de e-mail pessoal por Ivanka e indicou que perguntas sobre o assunto deveriam ser dirigidas ao advogado dela e conselheir­o de ética, Abbe Lowell.

Em comunicado, Peter Mirijanian, porta-voz de Lowell, admitiu que a filha do presidente ocasionalm­ente usava seu e-mail particular antes de ser informada sobre as regras. No entanto, afirmou que nenhuma das mensagens enviadas continha informação confidenci­al. Mirijanian disse ainda que Ivanka disponibil­izou todos os emails relacionad­os ao governo alguns meses atrás para que eles pudessem ser armazenado­s permanente­mente nos arquivos da Casa Branca. Ele procurou ainda distanciar a prática de Ivanka da de Hillary, que tinha um servidor de e-mail particular no porão de sua casa em Chappaqua, Nova York.

 ?? Jim Watson/AFP ?? Ivanka usou o e-mail pessoal para discutir políticas de governo e negócios oficiais cerca de cem vezes
Jim Watson/AFP Ivanka usou o e-mail pessoal para discutir políticas de governo e negócios oficiais cerca de cem vezes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil